São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato de Aécio sobe 12 pontos em MG

Após início da propaganda na TV, Anastasia (PSDB) vai a 29%, mas Hélio Costa (PMDB) mantém liderança com 43%

Na espontânea, em que eleitor não vê uma lista, tucano cresceu 8 pontos e foi a 17%, à frente de Costa, que tem 14%


DE SÃO PAULO

Apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano ao governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, cresceu 12 pontos percentuais desde o início do horário eleitoral no rádio e na TV, aponta o Datafolha.
Agora, Anastasia tem 29% contra 43% de Hélio Costa (PMDB), que manteve o mesmo índice do levantamento anterior e lidera as intenções de voto no Estado.
Na pesquisa espontânea -quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem que a lista de candidatos seja apresentada-, Anastasia cresceu oito pontos e tem agora 17%. Está tecnicamente empatado com Costa, que passou de 13% para 14%.
Aécio, mesmo não concorrendo ao governo do Estado, é citado por 4%.
Anastasia, que na pesquisa realizada no início de agosto tinha 17%, não roubou votos de Hélio Costa nesse período. O tucano cresceu apenas com a definição dos eleitores indecisos e dos candidatos "nanicos".
A margem de erro da pesquisa do Datafolha é de três pontos percentuais para mais ou menos.

EFEITO AÉCIO
Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, o crescimento do tucano se deve ao maior conhecimento do eleitor mineiro sobre o apoio de Aécio.
O ex-governador, que concorre a uma cadeira no Senado, foi a estrela dos primeiros programas eleitorais de Anastasia, atual governador do Estado -ele assumiu em abril, após a renúncia de Aécio para disputar a eleição.
Especialistas apontam que a pesquisa espontânea, em que Anastasia está à frente, é importante porque retrata o voto já definido, com poucas chances de mudança.
Paulino diz que é uma tradição em Minas o alto percentual de eleitores indecisos no início da campanha eleitoral. A pesquisa mostra que os indecisos que decidiram voto durante esse período optaram por Anastasia.
No começo do mês, 24% não sabiam em quem votar. Agora são 16%. O índice dos que pretendiam anular o voto ou votar em branco variou de 8% para 7%.
A tendência é que a eleição em Minas seja decidida no primeiro turno, diz Paulino, porque apenas dois candidatos têm alta intenção de voto.
Vanessa Portugal (PSTU) e Fabinho (PCB) oscilaram negativamente de 2% para 1% cada um. Professor Luiz Carlos (PSOL), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edison Nascimento (PT do B) também têm 1%. Pepê (PCO) não pontuou.
O Datafolha ouviu 1.261 eleitores mineiros em 52 cidades do Estado segunda e terça-feira desta semana. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela Rede Globo.
(EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: No DF, Roriz e Agnelo aparecem em empate técnico pela 1ª vez
Próximo Texto: Tarso aumenta em 4 pontos a vantagem sobre Fogaça no RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.