São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Secretário anuncia saída e dá espaço para Alckmin ampliar base

João Sampaio deixará comando da pasta de Agricultura, conforme já era previsto

Rivaldo Gomes/Folhapress
Alckmin, Serra e Goldman em inauguração da estação Butantã

DE SÃO PAULO

O secretário de Agricultura, João Sampaio (sem partido), avisou ao governador Geraldo Alckmin que deixará o governo. A saída já estava prevista e abre espaço para atrair outras legendas num momento em que Alckmin tenta ampliar sua base.
A consistência do apoio ao governo estadual foi abalada pela movimentação política do prefeito Gilberto Kassab, que deixará o DEM para fundar um novo partido, o PSD.
A articulação deixou aliados de Alckmin em alerta, temerosos de que deputados ligados a Kassab pudessem dificultar o trânsito do governo na Assembleia.
Desde então, o governador mobilizou forças para ampliar seu arco de alianças, abrindo espaços para partidos que, tradicionalmente, não se alinhavam ao PSDB.
Desde a transição sabia-se que o secretário João Sampaio -remanescente da gestão anterior- permaneceria por até três meses na pasta.
Alckmin havia reservado a secretaria para o PMDB, mas não houve acordo entre o governo e o partido sobre o nome a ser indicado.
Com o impasse, Sampaio permaneceu na secretaria para sinalizar que as negociações sobre o destino da pasta ainda estavam abertas com o PMDB. Com a saída do secretário, que deverá ser oficializada em até 20 dias, o PMDB voltará a ser sondado.
Outra possibilidade é que Alckmin contemple a bancada do DEM com a pasta, para fidelizar o apoio na Assembleia e evitar uma debandada para o PSD de Kassab.
Ontem, Alckmin e o prefeito se encontraram na posse da nova diretoria da Associação Comercial do Estado. Além deles, o ex-governador José Serra foi ao evento.
Padrinho político de Kassab e principal apoiador de sua campanha, em 2008, Serra não quis falar sobre a iniciativa do prefeito de fundar uma nova legenda.


Texto Anterior: Judiciário: Magistrados federais farão paralisação
Próximo Texto: Saúde: José Alencar volta a ser internado em São Paulo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.