São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil mira mercado de reabastecimento

DE BRASÍLIA

O Brasil se prepara para entrar no disputado mercado de aviões de reabastecimento e transporte com o KC-390, projeto da Embraer bancado pela FAB que já angariou promessas de parceria e compras de seis países.
A FAB comprará 28 unidades, que devem ser entregues após 2014 -custo de R$ 3 bi.
O avião, contudo, é de uma classe diferente da dos grandes aviões-tanque A330-MRTT e 767. É menor, assemelhando-se aos atuais KC-130 -o Brasil opera dois desses antigos Hércules capazes de reabastecer caças, helicópteros e outras aeronaves.
Essa é uma tendência no mercado, que busca substitutos para os mais de 2.500 Hércules em operação em todo o mundo -em dez países, voam também as versões de reabastecimento. O KC-390 mira esse nicho, e já tem mais de 50 encomendas.
Já entre os pesos-pesados, a grande competição em curso é a KC-X, que começou em 2007. A Airbus associou-se à Northrop americana e ganhou da Boeing com o A330. O contrato era de US$ 35 bilhões para 179 aviões.
A Boeing protestou e, contando com o apoio de políticos descontentes com a vitória europeia, conseguiu a anulação do processo, que foi reaberto em 2009. Está em curso, com a Airbus agora sozinha e a Boeing. Um consórcio azarão da US Aerospace e a ucraniana Antonov ainda tenta entrar na disputa.

ACIDENTE
O acidente mais conhecido com a versão comercial do A330 foi o do voo da Air France entre Rio e Paris, que matou 228 pessoas em 2009. (IG)


Texto Anterior: Governo negocia compra de novo avião presidencial
Próximo Texto: Após cirurgia delicada, Alencar deve ficar mais dez dias internado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.