São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

mercado em cima da hora

Receita receberá mais declarações do que o previsto

No início do ano, previsão era de 24 mi; com base nos números até ontem, entregas devem passar de 24,4 mi

Retardatários terão de baixar novo programa, na manhã de segunda, dia 2; multa mínima por atraso é de R$ 165,74


DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO


A Receita Federal havia recebido, até as 19h de ontem, mais de 23,73 milhões de declarações do IR deste ano.
Segundo a secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta, a expectativa do órgão é que até as 23h59min59s de ontem -quando terminou o prazo para o envio do documento- o órgão tenha recebido entre 24,3 milhões e 24,4 milhões de declarações (a expectativa no início do ano era receber 24 milhões).
Zayda disse que o novo programa para o envio da declaração foi bem aceito pelos contribuintes.
Como acontece desde 1996, o prazo de entrega não foi prorrogado. No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração no último dia (30 de abril), também uma sexta.
Segundo a Receita, os contribuintes que enviaram a declaração no início de março e sem erros podem receber a restituição -se tiverem esse direito- logo nos primeiros lotes, em junho ou julho.
O primeiro lote beneficia principalmente os idosos (mais de 60 anos).

PROBLEMAS
Ontem, o site da Receita apresentou problemas.
Durante uma hora, a página para acesso ao preenchimento e envio das declarações ficou intermitente.
O órgão detectou um problema técnico das 11h10 às 12h15. Segundo a secretária, o serviço já foi normalizado e a causa da falha será apurada pela Receita e pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

AGORA, O QUE FAZER
Os contribuintes que não entregaram a declaração deste ano até ontem terão de esperar até segunda-feira, dia 2 de maio, para acertar suas contas com o fisco. É que ontem à meia-noite a Receita desligou o sistema de recepção das declarações.
Na segunda-feira, às 8h (horário de Brasília), a Receita colocará na internet o novo programa para os retardatários acertarem suas contas.
A nova versão do programa gera a notificação da multa por atraso na entrega e o respectivo Darf para pagamento. Os contribuintes que entregaram a declaração no prazo e necessitam retificá-la também terão de baixar a nova versão do programa.


Texto Anterior: Economia: Previsão de balança comercial será revisada pelo governo, diz ministro
Próximo Texto: Petróleo: Petrobras prevê investir US$ 73 bi no pré-sal de Santos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.