São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obras de 21 prédios serão interditadas a partir de hoje

DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo promete interditar a partir de hoje as obras de 21 prédios, alguns deles de alto luxo, nas zonas leste e oeste da cidade.
Todos teriam se beneficiado do esquema de fraude no pagamento da taxa que permite a construção de prédios altos, que já causou um rombo de R$ 41 milhões.
Até ontem, segundo o corregedor-geral do município, Edilson Bonfim, já foram identificadas fraudes em 23 empreendimentos, incluindo o da Wall Street, de parentes da primeira-dama Lu Alckmin. A obra dum prédio no Tatuapé já foi interditada.
A maior fraude, segundo a prefeitura, é referente ao empreendimento The One, um edifício comercial de altíssimo luxo no Itaim Bibi, que está sendo construído pela Odebrecht e Zabo.
Edilson Bonfim, corregedor-geral do município, disse que os alvarás das obras só serão liberados novamente após uma reanálise dos processos de aprovação desses empreendimentos e, claro, após o pagamento dos valores corretos da outorga.
Segundo ele, a prefeitura ainda vai estudar quais multas e juros serão cobrados das empresas. E, afirmou, todos os responsáveis irão responder a processos criminais. Na última sexta, quatro pessoas acusadas de participar do esquema foram presas em operação da Corregedoria Geral do Município, Polícia Civil e Ministério Público.
Bonfim afirmou que as investigações sobre a fraude na autenticação mecânica das guias da outorga onerosa devem terminar nesta semana.
Em seguida, a Corregedoria vai se dedicar a investigar o outro tipo de golpe, que falsificava o valor venal do imóvel no boleto do IPTU para reduzir o valor da outorga. Até agora, a prefeitura só identificou tal fraude no empreendimento da Wall Street. (EVANDRO SPINELLI E GIBA BERGAMIM JR.)


Texto Anterior: Outro lado: Responsáveis não respondem recados do jornal
Próximo Texto: Previdência de servidor tem prejuízo de R$ 57 bi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.