Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades renovam a tradição dos presépios

Em miniatura ou escala natural, cenários contam o nascimento de Jesus em Ribeirão, Sertãozinho e Araraquara

Voluntários montam presépios em casa e abrem para visitantes; já museu expõe peças de materiais inusitados

Márcia Ribeiro/Folhapress
O mecânico Ricardo Borges e o presépio montado na garagem de sua casa
O mecânico Ricardo Borges e o presépio montado na garagem de sua casa

DE RIBEIRÃO PRETO

A mesma história contada há mais de 2.000 anos não perde o encanto nas mãos de artesãos que usam a criatividade para reproduzir o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Em Ribeirão Preto, o mecânico industrial Ricardo Borges, 36, passa o ano entalhando madeira para montar o presépio em miniatura que reproduz uma vila da época de Cristo -o que faz há 26 anos.

Na garagem de casa, no bairro Herculano Fernandes, os personagens ganham vida. Quem for até lá pode tocar a campainha da casa e pedir para ver a obra, de graça.

São lavadeiras que se movem ao encher latas de água, cozinheiras fazendo comida -todos em atividades diárias enquanto o menino Jesus descansa na manjedoura.

"Eu quero preservar a história de como era na época de Cristo. A beleza está nos detalhes", disse Ricardo, que sonha em um dia levar o presépio ao centro de Ribeirão.

No próximo dia 25, uma Companhia de Reis irá à casa de Ricardo para apresentar cantorias e versos -a entrada também é gratuita.

Da miniatura para o presépio em tamanho natural, 18 manequins contam as histórias de 13 parábolas cristãs em Araraquara neste ano.

Montado em frente a uma clínica, o espaço de 150 m² recebe cerca de mil pessoas a cada noite -na próxima terça, às 22h, um coral presbiteriano apresentará cantigas.

Nívia Navarro, 48, monta o presépio há 20 anos. Com a ajuda de amigos -cada um doa um pouco de pedras, de plantas, de frutas, por exemplo-, consegue pôr em prática sua "paixão".

"Fico fascinada em contar a história de Jesus e tudo que ele fez por nós", disse Nívia.

Quem estiver em Sertãozinho poderá conferir a exposição de presépios no museu da cidade -em dias de semana e em horário comercial.

Feitos com materiais inusitados, como cabaça ou cascas de pinhão, os 14 presépios no museu contam um pouco da cultura de cada povo do mundo, segundo Marcos Favaretto, diretor de Cultura.

Na esplanada do Teatro Municipal, o presépio é feito com peças automotivas na forma da família do menino Jesus. (ELIDA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.