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Estado quer tarifa de trem equivalente à de ônibus

Transporte rápido ferroviário até Ribeirão fica para depois de 2018

Projetos prioritários, entretanto, envolvem os trechos que ligarão São Paulo a Santos, Jundiaí e Sorocaba

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Os trens rápidos planejados pelo governo do Estado para ligar a capital a regiões metropolitanas e centros urbanos do interior terão passagens equivalentes às cobradas no setor rodoviário.

"Queremos que fique o mais próximo possível da tarifa de ônibus", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Além dos projetos para ligar a capital a Jundiaí, Sorocaba e Santos, o secretário disse que há planos para novas ligações que chegarão a Piracicaba e Ribeirão Preto, partindo de Campinas.

O projeto mais avançado é o de Jundiaí -o edital para a obra de 45 quilômetros deve sair em 2012 e, segundo Fernandes, a previsão de funcionamento é para 2015.

O projeto, que deve sair por meio de parceria público-privada, está orçado de R$ 2,8 bilhões a R$ 3,2 bilhões.

Apesar de a gestão do atual governo estadual terminar em 2014, Fernandes disse que a ideia é tornar a reativação ferroviária em São Paulo algo "irreversível", independentemente de uma possível mudança de governo.

Com isso, o secretário afirma que há condições de prever a conclusão dos trechos de Sorocaba e Santos até 2016 e 2018, respectivamente.

MODELO

Os projetos de Piracicaba e Ribeirão viriam em seguida, segundo ele -as duas cidades se conectariam a Campinas, de onde o TAV (Trem de Alta Velocidade) projetado pelo governo federal partirá rumo a São Paulo e Rio.

O governo deve optar por trens diesel-elétricos -um gerador a diesel produz energia para o motor elétrico que movimenta a composição.

A vantagem do modelo é dispensar a colocação de cabos elétricos nas linhas. Os trens, com velocidade média de 120 km/h, terão internet sem fio e acesso à telefonia móvel mesmo em túneis.

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