Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vice cogita fim do acordo PMDB-Dárcy

Marinho Sampaio afirma à Folha que há um grupo do partido em Ribeirão Preto que defende candidatura própria

Procurado, o presidente estadual do PMDB diz que o vice "reúne todas as qualidades" para disputar o Executivo

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O acordo entre a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), e o PMDB, seu maior aliado político desde as eleições de 2008, pode não se repetir na disputa deste ano.

Ontem, o vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB) disse à Folha que é pré-candidato para assumir a prefeitura e confirmou que há, entre os pemedebistas, uma "vontade" para que o partido lance nome próprio neste ano -o que significa romper com a prefeita.

Apesar de o presidente estadual do PMDB, deputado Baleia Rossi, ter afirmado até o ano passado que o acordo com Dárcy estava firme, ontem, Marinho declarou: "Vou ser candidato a prefeito de Ribeirão Preto".

Questionado se estava se referindo à disputa deste ano, o vice de Dárcy disse que "tudo pode acontecer".

"Eu posso chegar lá no partido e falar que eu quero [ser o candidato a prefeito] e acabou. E daí? Vou criar uma baita discussão, mas..."

As declarações, gravadas, foram feitas na escadaria do palácio Rio Branco, em frente a um assessor do governo.

Procurado depois para comentar as afirmações do vice, o deputado Baleia disse, por meio de sua assessoria, que "Marinho reúne todas as qualidade para representar muito bem o PMDB" como candidato a prefeito.

Como presidente estadual do PMDB, Baleia estabeleceu a meta de lançar candidaturas próprias no maior número possível de cidades paulistas. A Folha apurou que, justamente por isso, tem ouvido dos pemedebistas que Ribeirão tem de apresentar nome próprio, já que é a cidade do presidente da sigla.

BRINCADEIRA?

Horas depois de ter dado as declarações, Marinho voltou a falar com a Folha e chegou a dizer que estava "brincando" quando anunciou sua candidatura à prefeitura, mas após a reportagem dizer que estava gravando a entrevista, ele confirmou a possibilidade de romper com Dárcy.

Nesse momento, ele disse que o PMDB vai ter candidatura própria -"majoritária, a prefeito ou vice"- nas maiores cidades do Estado, e que Ribeirão está nesse plano.

Segundo ele, há uma pressão no PMDB para que um nome do partido dispute a prefeitura. "A bancada do PMDB em Ribeirão quer a candidatura própria."

IMPACTOS

Embora não fale oficialmente sobre o assunto, nos bastidores Dárcy aparece mesmo como nome do PSD para disputar a reeleição.

No entanto, se a aliança com o PMDB naufragar, Dárcy perderá boa parte do tempo de TV e rádio para a propaganda eleitoral. Segundo a Justiça Eleitoral, a divisão do horário eleitoral gratuito é feita com base no número de eleitos de cada legenda no Poder Legislativo.

A troca de seu antigo partido, o DEM, pelo PSD já representou a perda do espaço reservado ao Democratas na TV, já que o deputado federal ACM Neto (DEM) afirmou à Folha, em outubro passado, que o partido seria orientado a fazer oposição a Dárcy e a firmar aliança com o PSDB.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.