Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Telas têm manchas de água e rachaduras

Danos em obras são visíveis até para leigos que visitam a igreja; obras ajudaram Batatais a ser estância turística

Telas que deveriam ser emolduradas por mármore estão suspensas por ferro para fugir da umidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

São visíveis os danos provocados pela má conservação das obras de Candido Portinari expostas na principal igreja de Batatais.

A queda de uma calha deixou marcas de cima abaixo no quadro "A Transfiguração", que foi avaliado em

R$ 20 milhões pelo leiloeiro James Lisboa.

Já na tela "O Batismo", de valor semelhante, o vazamento da caixa d'água do banheiro da igreja promoveu um "segundo batizado" na imagem de Cristo, manchando a parte central da obra, uma das que mais despertam a atenção dos turistas que visitam a igreja batataense.

Se as goteiras já foram consertadas, as infiltrações ainda se espalham pelas paredes e até mesmo pelo teto da igreja que, por abrigar as telas de Portinari, foi uma das responsáveis pela transformação de Batatais em estância turística, em 1994.

No próprio site da prefeitura, o link "pontos turísticos" lista imagens da igreja, da topiaria (esculturas em plantas, por meio de podas e cortes) nas praças do entorno e as obras do artista.

As telas do altar, concebidas pelo artista nascido em Brodowski para serem emolduradas por uma suntuosa estrutura de mármore, agora repousam suspensas por postes de ferro, fugindo da umidade vinda da parede.

Rachaduras possivelmente causadas pelo excesso de luz e de calor são perceptíveis em várias pinturas.

"Muitas telas recebem sol direto", afirmou o padre Pedro Bartolomeu.

Para completar, a obra "A Sagrada Família", quadro também avaliado em R$ 20 milhões, ostenta dois furos na parte inferior direita, causados pelo ataque de cupins, o estopim para o início das discussões sobre a conservação das obras.

(DN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.