Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Araraquara limita tempo em fila de supermercado

Clientes não poderão esperar mais do que meia hora em dia movimentado

Lei municipal prevê multa e até suspensão do alvará para os estabelecimentos que descumprirem a regra

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

A partir da próxima quinta-feira ninguém poderá esperar mais do que meia hora na fila dos caixas de supermercados de Araraquara.

Uma lei aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) define que os clientes poderão esperar no máximo 20 minutos. Entre os dias 5 e 7 de cada mês, considerados os de maior movimento, o limite será de 30 minutos.

A lei também define que os supermercados deverão ter um número mínimo de funcionários nos caixas, para garantir o cumprimento do tempo de espera.

Nos mercados pequenos, com até dois caixas, pelo menos um deverá estar funcionando. A proporção aumenta conforme o tamanho da rede (veja quadro acima).

Quem descumprir a lei sofrerá multa e, se for reincidente, pode até ter o alvará de funcionamento suspenso.

Segundo o vereador João Faria (PRB), autor da lei, há a ideia de implantar, nos locais que desrespeitarem a regra, o equipamento para retirar senhas, como existe hoje nas agências bancárias.

CONTRATAÇÕES

Os supermercados dizem que vão contratar mais funcionários para cumprir a regra, mas garantem que não vão repassar os custos para os preços dos produtos.

Na única loja do Savegnago, por exemplo, há 26 caixas instalados e, segundo a rede, todos geralmente estão em funcionamento. Para garantir o cumprimento da lei, uma nova equipe, com mais seis caixas e 12 empacotadores, deve começar a trabalhar nesta semana.

Em uma das lojas da rede Supermercado 14, há três vagas a serem preenchidas para caixa. O gerente da unidade, Wagner Gianetti Napolitano, reclama da ideia de ter senhas nos caixas.

FILA NO BANCO

A ideia de limitar as filas nos supermercados foi inspirada por uma lei de 2004 que define um tempo máximo de espera na fila dos bancos.

As multas, porém, foram poucas em Araraquara: em 2011, de 82 bancos fiscalizados, três foram autuados.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.