Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Por segurança, prefeitura estuda cercar Morro São Bento, mas falta o dinheiro

Márcia Ribeiro/Folhapress
Gatos no Morro do São Bento, em Ribeirão; prefeitura estuda cercar a área para evitar furtos e o abandono de animais
Gatos no Morro do São Bento, em Ribeirão; prefeitura estuda cercar a área para evitar furtos e o abandono de animais

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar de não ter previsão de verba, a Prefeitura de Ribeirão Preto estuda cercar o Morro São Bento, área de vegetação urbana que abriga quatro secretarias, dois teatros e as Sete Capelas.

A medida é uma resposta ao problema da segurança no local, alvo constante de furtos e roubos, e ao abandono de cães e gatos. ONGs de defesa animal têm reclamado do problema e pressionado a administração municipal.

Segundo a secretária da Cultura, Adriana Silva, o cercamento é uma das etapas do projeto de revitalização do local. Por ser uma área de proteção ambiental, no entanto, a obra depende de autorização da Promotoria do Meio Ambiente para ser feita.

Não há, por enquanto, prazo para a obra.

Dos R$ 3 milhões totais do projeto, R$ 1 milhão seria usado no cercamento, que poderia adotar o estilo de grades do parque Maurilio Biagi.

O maior objetivo com a medida, diz a secretária, é controlar os crimes na área.

"Já registramos boletins de ocorrências de funcionários nossos que foram roubados. E há constantes brigas entre flanelinhas e motoristas que vêm ao teatro sobre pagar para estacionarem na rua."

As outras etapas da revitalização estão em andamento É o caso da reforma do Teatro de Arena, obra que foi licitada este mês.

Por causa da divulgação do projeto, em 2010, o Ministério Público abriu inquérito para investigar se as intervenções não afetariam a vegetação protegida.

Segundo o promotor Marcelo Goulart, a prefeitura precisa aprovar logo um conselho gestor do parque, composto por membros da prefeitura e da sociedade civil. Sem ele, diz, as intervenções não podem ser realizadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.