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Barretos volta a adotar radares no trânsito

Após seis meses sem equipamentos para controle de velocidade, a cidade deve reimplantar o sistema neste mês

Antes eram 16 pontos de fiscalização e agora serão até 20; estudo definiu novas ruas para colocação dos radares

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Após seis meses com os radares de trânsito inoperantes, período no qual a média de multas aplicadas na cidade caiu 20%, Barretos vai reativar o sistema eletrônico de fiscalização até o fim do mês.

Os radares devem voltar a operar em um número maior de locais. Se antes 16 pontos fixos de fiscalização monitoravam a velocidade dos veículos, agora devem ser até 20, segundo o diretor de Trânsito e Transportes de Barretos, Galbas Ruy Fernandes.

A diferença é que nem todos os 20 locais terão equipamentos aferindo a velocidade simultaneamente. Serão, na verdade, quatro aparelhos que devem operar nesses 20 locais em sistema de rodízio.

Não se trata de radares móveis, pois os equipamentos, embora em rodízio, operam em postes fixos, previamente sinalizados.

Barretos está sem radares de trânsito desde outubro do ano passado. A razão, de acordo com o diretor de Trânsito, é que venceu o contrato com a empresa que operava o sistema no município.

Um dos motivos que causaram a demora na volta dos equipamentos, de acordo com Fernandes, é que a prefeitura aproveitou o período para fazer um estudo detalhado para verificar em quais ruas e avenidas os radares são mais necessários.

O levantamento anterior era de 20 anos atrás, de acordo com o diretor. "O planejamento era para uma época em que a cidade tinha 35 mil veículos. Hoje, são 78 mil."

Com o novo estudo, vias que antes não tinham radares passarão a contar com a fiscalização a partir de agora (leia texto nesta página).

No período em que o sistema ficou inoperante, a média de multas de trânsito aplicadas caiu de 1.500 por mês para cerca de 1.200. Sem os radares, infrações continuaram a ser registradas por agentes e policiais militares.

O diretor disse, porém, que não é possível afirmar que houve piora na situação do trânsito por causa da falta dos equipamentos.

Segundo números do setor de trânsito, em fevereiro deste ano houve 138 acidentes na cidade, total menor que no mesmo mês de 2011. Naquele período, foram 165 acidentes, quando os radares ainda estavam em operação.

A nova rede de radares também será mais moderna, afirma Fernandes. Os equipamentos terão sistema a laser para registro de fotografias coloridas de veículos que excederem a velocidade.

RODÍZIO

Sobre o fato de serem quatro equipamentos operando em rodízio nos 20 pontos previamente definidos, o diretor diz que o método funciona, pois o motorista nunca sabe em qual local o radar foi tirado ou recolocado.

Isso ocorre porque, mesmo quando o aparelho não está no local, há sinalização e as caixas que recebem o equipamento ficam nos postes.

Para o especialista em transporte José Bernardes Felex, professor titular da USP de São Carlos, o sistema realmente funciona do ponto de vista educativo. "Embora eu não seja dos mais favoráveis ao radar, em termos de educação, é eficiente", disse.

Felex afirmou ainda que a prática de usar radares em rodízio é mais comum do que se imagina. "Eu diria que grande parte dos radares que estão por aí estão funcionando nesse tipo de condição, mesmo nas estradas."

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