Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Região de Ribeirão tem o maior nº de áreas queimadas no Estado

Entre maio e agosto, foram destruídos 879 hectares de vegetação

Edson Silva/Folhapress
Queimada em lavoura de cana-de-açúcar registrada em Barretos; região lidera ranking
Queimada em lavoura de cana-de-açúcar registrada em Barretos; região lidera ranking

DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Ribeirão Preto possui o maior número de áreas queimadas no Estado, apontam dados do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

De 24 de maio a 30 de agosto, foram destruídos 879 hectares em 90 cidades, 14% dos 5.889 hectares incendiados em todo o território paulista.

A região de Campinas é a segunda com maior área afetada, 713 hectares, seguida de Presidente Prudente, com 608 hectares. A contabilização das áreas incendiadas é feita por meio dos registros da corporação.

Em relação ao número de ocorrências, a região de Campinas lidera, com 958 focos de fogo, 10% do total verificado no Estado, que registrou no período 9.577 incêndios. A região de Ribeirão é a segunda com maior incidência, com 878 casos, seguida de Prudente, com 849.

A última chuva na região ocorreu no dia 18 de julho, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

"A ocorrência de queimadas é diretamente proporcional ao clima quente. Com vegetação e solo cada vez mais secos, o fogo se propaga com maior facilidade", afirma o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet.

Diogo Araújo, tenente da Polícia Militar Ambiental de Ribeirão Preto, disse que há o constante monitoramento de queimadas na região. E, se for comprovado que o fogo foi intencional, o responsável pode ser punido -de uma simples advertência a multa de até R$ 50 milhões.

"Verificamos as coordenadas geográficas por meio dos satélites do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] e captamos focos de queimadas. Com base nas informações, as equipes saem para a fiscalização."

Os números de incêndios ocorridos no Estado foram fornecidos a partir de quando as queimadas se intensificaram -24 de maio.

(JAP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.