Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acusações dominam debate em Ribeirão

Candidatos à prefeitura, Dárcy Vera e Duarte Nogueira participaram do primeiro confronto no segundo turno

Alianças partidárias, problemas da cidade e repasses federais criaram momentos de embate no evento

Edson Silva/Folhapress
Nogueira se levanta para cumprimentar Dárcy e Marinho
Nogueira se levanta para cumprimentar Dárcy e Marinho

DE RIBEIRÃO PRETO

Trocas de acusações entre os candidatos à prefeitura, Dárcy Vera (PSD) e Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB), dominaram o debate realizado ontem, o primeiro do segundo turno na disputa em Ribeirão Preto.

Nogueira mirou seus ataques na gestão de Dárcy, que busca a reeleição. A prefeita, por sua vez, focou suas críticas principalmente no governo estadual, que é do PSDB, para tentar atingir o tucano.

O evento foi promovido pelo jornal "A Cidade" no auditório da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), no centro.

Dárcy foi quem tomou a iniciativa de partir para o ataque logo no início, ao afirmar que Nogueira, quando secretário de Estado da Habitação, não destinou projetos de moradia para Ribeirão.

O tucano contra-atacou em seguida, acusando Dárcy de, na campanha de 2008, ter prometido resolver os problemas da saúde e, após ser eleitora, não ter cumprido.

Houve vários momentos de tensão entre os candidatos.

Com mais ironia, Dárcy acusou Nogueira de ter destinado, como deputado federal, verbas do Orçamento da União para "gado" e "gelo".

A prefeita fez menção a emendas parlamentares de Nogueira -uma delas ao Orçamento da União de 2008, de R$ 102,5 mil para a Associação Brasileira dos Criadores de Brahman, sediada em Uberaba (MG), e outra ao Orçamento de 2011, de R$ 200 mil para o programa científico brasileiro na Antártida.

Nogueira afirmou que a entidade de criadores de gado atua também no Estado de São Paulo e que o programa científico na Antártida traz resultados para todo o país.

ACORDOS PARTIDÁRIOS

As alianças partidárias para a campanha também renderam outro momento de tensão. Assim como fez durante todo o primeiro turno, Nogueira voltou a dizer que montou uma aliança enxuta, com apenas cinco partidos, e criticou a ampla frente articulada por Dárcy, cuja coligação tem 16 siglas.

A prefeita, então, disse que Nogueira só faz essa crítica porque não conseguiu o apoio de mais partidos.

"O senhor fala, mas foi atrás de todos [os partidos] e aguardou ansiosamente a resposta deles", disse.

Nogueira rebateu. "Não fechei com esses partidos porque não fui capaz de oferecer o que a minha adversária ofereceu", disse, em crítica a um suposto loteamento de cargos entre os partidos que formam a coligação da prefeita.

Leia mais sobre o debate
folha.com/no1169959

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.