Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Araraquara confirma que asilo teve surto de variante da gripe A

Pacientes ficaram em quartos separados e o problema foi resolvido, afirma a prefeitura

DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara confirmou que um asilo do município teve um surto de gripe H3N2, um tipo de "influenza".

No início deste mês, três idosos do Lar São Francisco de Assis morreram de complicações como diabetes e insuficiências renal e cardíaca. Os três pacientes tiveram quadro de gripe, o que pode ter acelerado o agravamento das outras doenças.

Dos 140 internos da instituição, cerca de 40 tiveram quadros de gripe neste mês. E dos pacientes gripados, 15 desenvolveram quadros de pneumonia, segundo o diretor da área de saúde da instituição, Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto.

A Vigilância Epidemiológica colheu amostras de coriza de cerca de 10% dos pacientes com gripe e confirmou a presença do vírus H3N2 -uma variante do H1N1, conhecido como gripe A.

Para evitar que o surto se espalhasse para outros pacientes, os idosos com gripe ficaram em quartos separados e os cerca de 85 funcionários utilizaram máscaras e reforçaram o uso de álcool gel para esterilizar as mãos.

Também familiares de idosos tiveram de passar por triagem (os gripados foram impedidos de entrar) e tiveram de usar máscaras.

De acordo com Oliveira Neto, os pacientes que não tiveram gripe foram vacinados e há dez dias não é registrado novo caso da doença.

Segundo a coordenadora da vigilância, Estela Maura Cattelani, o surto na instituição já se encerrou e não houve outros registros na cidade neste ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.