Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Só fim de tabu de 16 anos tira a reeleição de Darcy

Desde a virada de Jábali em 96, quem esteve à frente confirmou a vitória

Prefeita, por sua vez, pode ser a primeira a obter reeleição de forma seguida em Ribeirão desde 2000

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA "FOLHA RIBEIRÃO"

Somente a quebra de um tabu que já dura 16 anos poderá tirar a reeleição da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que enfrenta hoje o tucano Antonio Duarte Nogueira Junior nas urnas.

Desde a virada de Luiz Roberto Jábali (PSDB) em 1996 contra Sérgio Roxo (PT), nenhum político conseguiu reverter o resultado apontado pelas urnas no primeiro turno. Naquele ano, o tucano teve 32,4% dos votos no turno inicial, ante 37,9% do petista.

No segundo, Jábali (1937-2004) virou: 50,34% a 49,66%. Foi a menor diferença percentual desde a adoção de dois turnos, em 1992.

A virada já tinha ocorrido em 1992, quando o ex-ministro Antonio Palocci Filho (PT) derrotou o mesmo Nogueira no segundo turno, após ter ficado atrás na disputa inicial.

Depois disso, quem esteve à frente no primeiro turno sempre confirmou a vantagem. E mais: todos os vitoriosos nas urnas também lideraram as pesquisas.

Em 2000, por exemplo, à frente das pesquisas, Antonio Palocci precisou só do turno inicial para derrotar Antonio Carlos Morandini (então PFL) e Nogueira -que foi o terceiro colocado.

Já em 2004, Gasparini venceu o primeiro turno e, no segundo, não foi ameaçado por Baleia Rossi (PMDB).

Agora, para conseguir quebrar esse tabu, Nogueira terá de reverter o cenário do primeiro turno em quatro das cinco zonas eleitorais.

Ele só venceu Dárcy (47,2% a 32,2%) na disputa inicial na zona eleitoral 108, que engloba regiões como centro, Alto da Boa Vista e Vila Seixas.

Por outro lado, na zona 266 -com bairros da região norte, como Simioni, Avelino Palma e Jardim Aeroporto-, Dárcy amealhou 50,6% dos votos válidos, ante os 27,3% do tucano -maior diferença obtida por ela. Além disso, Dárcy liderou as pesquisas Ibope no segundo turno.

1ª REELEITA

Dárcy, por sua vez, também pode quebrar outro tabu: desde a instituição da reeleição, em 2000, nenhum prefeito conseguiu se reeleger.

Naquele ano, Jábali desistiu. Quatro anos depois, Gilberto Maggioni (à época PT), vice de Palocci que assumiu em 2002, tentou um novo mandato, mas perdeu para Welson Gasparini (PSDB).

Este, por sua vez, perdeu a disputa no primeiro turno em 2008 para Dárcy, que liderou do início ao fim as pesquisas.

Embora ela possa ser a primeira reeleita estando no cargo, Ribeirão já teve governantes por mais de um mandato, como Gasparini (quatro), Palocci e Nogueira, o pai (duas).

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.