Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ser comparado ao pai não incomoda mais, diz Nogueira

DE RIBEIRÃO PRETO

Ele anda pelas ruas para pedir votos e, de cada dez pessoas, ouve o mesmo conselho de pelo menos cinco: "seja igual ao seu pai".

Após 18 anos na vida pública, Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB) confessa: a comparação com o pai, prefeito de Ribeirão por duas gestões, já o incomodou.

"Isso aconteceu lá atrás, quando eu achava que ficava na sombra dele. Mas já não existe mais", afirmou.

Entre uma pergunta e outra, fica evidente que a política esteve presente desde sempre: aos 12 anos entregou "santinho" na porta do Colégio Marista, onde hoje vota, durante a eleição.

Pai de três filhos -Antônio, 17, e os gêmeos Otávio e João, 14-, ele afirmou que, por enquanto, nenhum deles demonstrou interesse pela atuação na política.

A voz do tucano fica suave quando fala dos três filhos, que já nasceram tendo o pai na vida pública, vivendo entre Ribeirão Preto, São Paulo e Brasília. "Meu final de semana é deles. Ficamos sempre juntos."

Separado, ele voltou a morar com a mãe, Nair Guilhermina Nogueira, uma de suas maiores cabos eleitorais. Mas a possibilidade de vencer faz com que tenha planos de montar a sua casa.

Há cinco anos, descobriu na corrida de rua um esporte para manter o bem-estar. Por causa da eleição, está sem praticar há um mês.

Mesmo assim, nas caminhadas pelo voto percebe um assédio sutil das mulheres.

INSPIRAÇÃO

Amante de livros e filmes, Nogueira diz que se inspirou na biografia de Winston Churchill (1874-1965) durante o primeiro turno, quando prognósticos apontavam que a eleição acabaria ali, com a vitória de Dárcy Vera (PSD).

"Eu gravava para a propaganda na TV e pensava: Churchill estava lá, o país dele sendo invadido, e ele não desistiu. Tinha o pensamento 'nunca desista'. Incorporei o Churchill e fui para o segundo turno", afirmou.

Nogueira disse ler biografias para entender por que há personalidades que conseguiram "fazer coisas tão fantásticas mesmo sendo apenas seres humanos". "O sucesso deixa vestígios, e a gente pode aprender com ele", afirmou.

(GABRIELA YAMADA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.