Ribeirão Preto, Domingo, 01 de Maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dia das Mães deve render mais, prevê comércio

Início da safra da cana pode estimular vendas

VÍTOR OGAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO


Os recursos advindos com a colheita da safra de cana-de-açúcar pode tornar o Dia das Mães mais rentável para os comerciantes do que o Natal na região de Ribeirão.
A projeção é do assessor do Instituto de Economia da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antônio Vicente Golfeto. "Em abril e maio o dinheiro começa a correr na região e no fim do ano não é toda empresa que paga 13º salário em sua totalidade."
Ele diz que muita gente aproveita o 13º para pagar as contas do começo do ano. "E existem empresas que pagam o 13º dividido em 12 parcelas", afirma.
Golfeto afirma que o comportamento no comércio tem mudado nos últimos anos. Segundo ele, o fator financeiro passou a ser mais expressivo ou muitas vezes mais importante do que a venda de mercadorias.
"A loja passou a ser banco também e com a tendência do aumento de compras à vista, as lojas que fazem isso perderão uma parte da fonte de renda. Por outro lado a expectativa de ter inadimplência diminui", comenta.
Essa preocupação já começa a surgir entre os empresários da cidade.

PESSIMISMO
A ACI-RP apresentou na quinta-feira passada o IEE (Índice de Expectativas dos Empresários), realizado pela Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia).
Segundo a pesquisa, 10,2% dos entrevistados acham que a economia brasileira estará pior daqui a seis meses. No mesmo período de 2010, era de 4,3%.
O índice dos que acham que ficará melhor era 68,1%. Agora, é de 49,4%. Para o economista da ACI-RP, Fred Guimarães, a variação ainda está na faixa dos otimistas.
Segundo a pesquisa, em relação a investimentos para o crescimento da empresa, o número de pessoas que acreditam que não conseguirão cumprir seus planos passou de 7,9% para 11,7%.


Texto Anterior: Outro lado: Prefeitura se diz aberta a negociações
Próximo Texto: O comandante do acesso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.