Ribeirão Preto, Segunda-feira, 01 de Junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Sertãozinho sobe e região emplaca 4 na elite

Festa da volta à 1ª divisão do Paulista teve acidente com trio elétrico que desfilava com a delegação e deixou 40 feridos

Entre os feridos, 15 tinham suspeita de fratura; toda a programação para comemorar o acesso do Sertãozinho foi cancelada

Edson Silva/Folha Imagem
Torcedores do Sertãozinho na rotatória do Sino para comemorar volta à 1ª divisão, interrompida após tombo de veículo da delegação

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO
MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA RIBEIRÃO

O heroico empate sem gols do Sertãozinho contra o União São João, em Araras, ontem, classificou a equipe para a elite do futebol paulista em 2010, apenas um ano após a queda e, mais que isso, fez com que a região de Ribeirão Preto emplacasse quatro equipes na primeira divisão, recorde nos últimos 25 anos. A comemoração, no entanto, foi marcada por um acidente com 40 feridos.
Desde que Botafogo, Ferroviária, Comercial e Taquaritinga disputaram a principal série do Campeonato Paulista em 1984, a região não conseguia manter quatro clubes na elite. Em 2005 e 2006, a situação foi ainda pior, com nenhum clube na elite, num período marcado pelo declínio de Botafogo e Matonense.
Mas, em 2010, Botafogo e Oeste, que já disputaram o torneio este ano, terão a companhia de Monte Azul, que bateu o Taquaritinga por 2 a 0 e jogará a final da A-2, e Sertãozinho, que disputou a competição em 2007 e 2008 e volta após um início titubeante no torneio.
Responsável pela campanha surpreendente do Monte Azul, o técnico Edison Só disse esperar pelo título para consolidar o feito. "Pegar um time sem expressão e fazer uma campanha dessas é maravilhoso", afirmou o técnico, que tem cinco acessos e um título da Copa Paulista no currículo.
O empate em Araras e a vitória do Rio Branco sobre o São José garantiram a vaga do Sertãozinho, que teve a festa da classificação manchada por um grave acidente. O trio elétrico que levava atletas, comissão técnica, diretoria e imprensa tombou na rotatória do Sino por volta das 16h30. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas, ninguém, porém, corria risco de morte até ontem.
Um dos casos mais graves é o do presidente do time, Toninho Savegnago, que teve o fêmur fraturado e terá de passar por cirurgia. Minutos antes do acidente, ele narrou à Folha a alegria pelo acesso. "Está uma festa enorme aqui", disse.
Dos feridos, a maioria teve alta ontem mesmo. Cerca de 15, com suspeitas de fraturas, seguiam internados na noite de ontem, de acordo com a Secretaria da Saúde de Sertãozinho.
Segundo testemunhas, o caminhão fazia a rotatória em baixa velocidade, quando um pneu estourou e fez o veículo tombar, levando todos ao chão.
O prefeito Nério Costa (PPS) chegou a subir no trio elétrico, mas desceu minutos antes do acidente. "Não sei se rio ou choro com isso tudo. Eu estava lá em cima 20 minutos antes de acontecer com meu filho de dois anos no colo", afirmou.
Toda a programação de comemoração pelo acesso, que incluía uma passeata e aglomeração no estádio Frederico Dalmaso, foi cancelada. "O incidente serve como alerta a algumas coisas que podem vir a acontecer, até porque ano que vem receberemos times grandes aqui", disse Nério.
Ainda em Araras, os atletas já haviam se envolvido numa briga com jogadores e funcionários do União São João. O desentendimento teria acontecido entre o goleiro Luís Henrique e o meia Piá, do time de Araras. Três atletas do Sertãozinho foram atingidos por objetos atirados pela torcida rival.



Próximo Texto: Monte Azul sofre "desmanche" para a final da A-2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.