Ribeirão Preto, Domingo, 01 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestuário eleva índice do custo de vida

ICV subiu 0,68% em outubro, segundo ACI-RP; gasto com educação e alimentação também puxou alta

DA FOLHA RIBEIRÃO

O setor de vestuário, seguido dos gastos com a educação, puxou para cima o custo de vida em Ribeirão Preto, que registrou uma alta de 0,68% em outubro. Os dados são do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
O ICV (Índice do Custo de Vida) voltou a subir, depois da primeira queda no ano registrada em setembro. Enquanto o índice nos meses anteriores manteve-se sempre em ligeira alta, em setembro houve uma queda de 2,85%.
A alta de 0,68% detectada agora é resultado principalmente do aumento de gastos do consumidor no setor de vestuário (alta de 2,25%), seguido de custos com educação (1,52%), alimentação (0,69%) e habitação (0,21%).
Se por um lado a família ribeirão-pretana viu crescer seus gastos em setores considerados vitais, alguns praticamente não se alteraram.
É o caso dos custos com despesas pessoais (alta de 0,03%) e com saúde (0%). O único setor que registrou queda de custos foi o transporte, com uma redução de 0,21% (veja quadro nesta página).
Na comparação com o desempenho do mesmo mês em outros anos, outubro registrou alta. No ano passado, o ICV cresceu de forma mais tímida -alta de 0,25%-, mas longe do patamar do ano anterior, quando o índice de outubro cravou aumento de 1,79%.
De acordo com o diretor do instituto, Vicente Golfeto, no ano passado, a crise derrubou a demanda em outubro, o que não ocorre agora. "E o aumento na demanda tem refletido em melhores preços no varejo".
Segundo o diretor, o vestuário teve alta porque consumidores focaram suas compras em tecidos. O setor deve continuar a crescer até novembro e dezembro, épocas de forte consumo por causa das festas de fim de ano. No caso da educação, Golfeto aponta que o aumento no custo se deve à alta nos preços do material escolar.


Texto Anterior: Metade da frota do Daerp circula há mais de 20 anos
Próximo Texto: Justiça: TJ condena Estado a fornecer medicamento a mulher infértil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.