Ribeirão Preto, Terça, 1 de dezembro de 1998

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Provão gera polêmica na região
Escolas divergem sobre nota do MEC

da Folha Ribeirão

Faculdades particulares divergem sobre as notas atribuídas pelo Exame Nacional de Cursos realizado pelo Ministério da Educação e do Desporto.
Todas as faculdades procuraram ressaltar o desempenho nos itens titulação, que avalia o preparo do professor, e jornada dedicada pelo docente à universidade. A avaliação é feita por comissões que visitam as faculdades.
A Faculdade Educacional São Luís, de Jaboticabal, contesta a aplicação da prova de matemática aos alunos que cursam ciências com plenificação em matemática.
Segundo o diretor administrativo da faculdade, Ricardo Martins, antes mesmo da realização do provão já havia sido protocolado um recurso no ministério.
"Fizemos a modificação do curso seguindo um decreto do próprio governo e agora acabamos sendo prejudicados por isso. O curso não poderia ser avaliado como matemática", afirmou.
No caso desse curso, por exemplo, apesar da nota E no provão, foram atribuídas nota A de titulação e B de jornada.
A faculdade obteve também uma nota D no provão de letras.
O diretor administrativo do Centro Universitário Barão de Mauá, Carlos César Palma Spinelli, considerou bom o desempenho dos alunos no provão.
O Barão de Mauá obteve A em letras e C em matemática. "Acho muito importante a realização desse exame e acho que deve ser ampliado para outros cursos."
A assessoria de comunicação da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) informou, em nota divulgada ontem, que considera o desempenho geral obtido pela faculdade muito satisfatório.
O diretor do curso da Faculdade de Engenharia da FEB (Fundação Educacional de Barretos), Roberto Pinheiro Gatsios, disse que ficou surpreso com o resultado dos cursos de engenharia civil e elétrica.
O curso de engenharia elétrica obteve nota E no provão. Já a engenharia civil foi classificada com nota D no exame.
Segundo Gatsios, a expectativa era de um resultado mais satisfatório em função de um relatório do MEC que considerou a estrutura didático-pedagógica e a estrutura das instalações como boas.
"Os alunos não se conscientizaram da importância de uma participação efetiva nos testes aplicados no provão."



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