Ribeirão Preto, Quarta-feira, 02 de Março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cadeia de Rincão fecha e já lota unidade de São Carlos

Extinção ocorreu após decisão da Justiça, que viu más condições nas celas

Situação em Jaboticabal também preocupa, pois todas as 40 vagas disponíveis estavam ocupadas até ontem


HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

O Centro de Triagem de São Carlos e a cadeia de Jaboticabal estão lotados desde anteontem, quando passaram a receber os presos da região de Araraquara.
A medida foi tomada depois da extinção da Cadeia Pública de Rincão, que tinha capacidade para 12 presos, mas estava com 47.
Em São Carlos a transferência dos presos já superlotou a unidade. As cinco celas do Centro de Triagem têm capacidade para 30 vagas no total, mas na segunda-feira estavam com 60 presos.
Ontem ainda havia 45 detentos na unidade.
De acordo com o delegado seccional de São Carlos, Luís Antônio Rodrigues, os presos que estão sendo encaminhados para a unidade são os que devem pensão alimentícia, os condenados procurados e os casos de flagrante.
"Se começar a encher muito vamos ter dificuldades para administrar a unidade. Fica difícil separar as presos de processos civis, como os devedores de pensão alimentícia, dos demais."
Em Jaboticabal a situação ainda não é tão grave, mas já preocupa. Todas as 40 vagas, nas dez celas, estavam ocupadas ontem.
Segundo o delegado seccional de Sertãozinho, Cláudio Ottoboni, apenas os presos em regime semiaberto serão encaminhados para a unidade e em seguida levados para penitenciárias.
"Como a cadeia de Jaboticabal é uma unidade de trânsito não acredito que teremos muitos problemas."

PRECARIEDADE
A desativação da cadeia de Rincão ocorreu após determinação judicial expedida pela juíza Maria Cecília Reschini, de Américo Brasiliense, devido às más condições e também à falta de segurança.
O histórico da cadeia também influenciou na decisão da juíza. No ano passado, nove presos fugiram depois de renderam o carcereiro e pegar as chaves. Em 2005, houve uma rebelião após uma tentativa de fuga. Um preso morreu queimado.


Texto Anterior: Painel Regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.