Ribeirão Preto, Sábado, 02 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, região lidera aumento de homicídios

DA FOLHA RIBEIRÃO

Nenhuma região do Estado registrou um aumento tão grande de homicídios dolosos como a de Ribeirão Preto: as mortes no primeiro trimestre deste ano aumentaram 36,7% na região, saltando de 49 no primeiro trimestre de 2008 para 67 no mesmo período deste ano.
O avanço dos homicídios foi maior percentualmente nas cidades pequenas, como Ibaté (28 mil habitantes), que neste primeiro trimestre já teve quatro casos -em todo ano passado foram dois. Dos 67 homicídios que a região teve no primeiro trimestre, 61% se concentraram em apenas dez cidades. Entre as quatro grandes cidades, no entanto, Ribeirão e São Carlos registraram queda de homicídios.
Segundo José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional da Segurança Pública no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), "não se pode atribuir o aumento da criminalidade puramente a uma questão social, como o desemprego e a crise".
Ele afirma que o aumento generalizado dos crimes em todo o Estado tem uma provável causa: a greve da Polícia Civil. "O fato é que tanto a greve quanto o confronto entre as polícias [Civil e Militar] podem ter influenciado neste resultado ruim no primeiro trimestre." (LR)


Texto Anterior: Roubo de veículos "explode" em Ribeirão
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.