Ribeirão Preto, Sábado, 02 de Maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Franca atende 2 pacientes, mas descarta gripe suína

Homens voltaram dos EUA e Europa com febre e tosse, mas já passam bem

Secretaria da Saúde faz parceria com agências de turismo para receber informações sobre fluxo de viajantes ao exterior

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria de Saúde de Franca recebeu duas notificações sobre pacientes adultos que viajaram aos Estados Unidos e à Europa e voltaram ao Brasil com sintomas de gripe, como febre alta, superior a 38C, e tosse.
Os dois homens com idade superior a 25 anos foram atendidos pelo médico infectologista Rubens Pereira dos Santos, do Hospital Regional da cidade.
Segundo o secretário Alexandre Augusto Ferreira, os dois pacientes foram monitorados, passaram por exames, mas foi descartada a possibilidade de gripe suína. Por esse motivo, o DRS (Departamento Regional de Saúde) vinculado à Secretaria de Estado da Saúde não foi notificado. "Fizemos exames e os pacientes não tinham nada, era uma gripe comum", afirmou o secretário.
O infectologista que atendeu os dois pacientes afirmou que avisou o município por precaução, mesmo sendo remota a possibilidade de contaminação por gripe suína. "Esse é um momento que requer bastante atenção", afirmou o médico.
Independentemente dos dois casos, a Secretaria da Saúde de Franca está trabalhando desde a semana passada em parceria informal com as agências de viagens da cidade. O objetivo, de acordo com Ferreira, é saber quantos são os moradores que viajam para as áreas de risco, como México, Estados Unidos e Canadá.
"Nós começamos conversando com elas [agências de viagens] para saber qual é o fluxo de pessoas que vão para essas áreas e está dando certo, as agências estão nos informando", afirmou o secretário. Os turistas identificados pela secretaria recebem informações sobre a doença.
Em Ribeirão Preto, o maior município da região, não havia até as 18h de ontem nenhum caso suspeito da doença, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Santa Maria. A cidade tem um dos 52 hospitais referência no país para o tratamento da gripe suína, o HC (Hospital das Clínicas).


Texto Anterior: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.