Ribeirão Preto, Segunda-feira, 02 de Agosto de 2010

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Fábricas de calçados apostam na China

Missão brasileira visita país que já foi o vilão da indústria nacional para oferecer sapatos masculinos de luxo

"É mercado promissor que pode cobrir as baixas que tivemos na Europa e EUA", afirma empresário de Franca

Edson Silva/Folhapress
Antonio Carlos Silveira, gerente de exportações da Albanese, de Franca, com calçados que pretende mostrar na China

DE RIBEIRÃO PRETO

O país que se tornou vilão para a indústria nacional de calçados também é a nova aposta dos empresários do setor para alavancar as vendas no mercados externo.
Nesta semana, representantes de seis empresas selecionadas pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), uma delas de Franca, desembarcam na China com a missão de inserir o sapato brasileiro no mercado local.
O alvo dos brasileiros são os chineses da elite, que consomem produtos de maior valor agregado -em geral, importados da Itália.
"No mercado chinês, o calçado brasileiro é um desconhecido", diz o diretor executivo da Abicalçados, Heitor Klein. Os números comprovam: no primeiro semestre de 2010, a China comprou apenas 67.052 pares de sapatos do Brasil.
"O consumidor chinês para o tipo de produto que queremos vender quer marcas reconhecidas no mercado internacional", diz Klein.
O critério de exposição em outros países foi determinante para a escolha das empresas Albanese, Anatomic & Co, Democrata, Dumond, Miesko e Via Uno para a missão comercial na China.
"É muito prematuro falar em resultados e números, mas é um mercado promissor que pode cobrir as baixas que tivemos em mercados como Europa e Estados Unidos", diz Antônio Carlos Silveira, gerente de exportações da Albanese, de Franca.
No roteiro dos brasileiros estão visitas a lojas e workshops em Pequim, Xangai e Hong Kong, província considerada rebelde pela China.
O preço dos sapatos masculinos artesanais levados pela Albanese, segundo Silveira, varia entre US$ 50 e US$ 70, pelo menos o dobro do valor médio do par exportado por Franca.
Desde setembro, os sapatos chineses que entram no Brasil são sobretaxados em cerca de R$ 23 por par. A medida antidumping era uma reivindicação antiga da indústria nacional, sob a alegação de concorrência desleal.


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