Ribeirão Preto, Sexta-feira, 02 de Setembro de 2011

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Araraquara pode voltar a ter voo comercial

A companhia Azul estuda atuar no terminal, que desde 2007 não tem operação regular de empresas aéreas

Para receber a linha, o aeroporto precisa de melhorias, como reforma no terminal e aparelho de raios X

LEANDRO MARTINS

DE RIBEIRÃO PRETO

Há quatro anos sem receber voos regulares, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara, pode voltar a operar linhas comerciais.
A empresa aérea Azul estuda operar no terminal, o que está condicionado a obras necessárias no local.
Oficialmente, a companhia aérea informou ontem, por meio de nota, que ainda não existe nenhuma definição sobre a operação na cidade.
Afirmou também que só tratará a inclusão de Araraquara em sua malha como "intenção" depois que houver pedido de autorização de voo à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Porém, uma reunião realizada ontem na capital para discutir a reativação de voos no aeroporto de Araraquara teve a participação de um representante da Azul.
No encontro, segundo o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), a empresa confirmou interesse em iniciar no mínimo dois voos diários para Campinas, onde a Azul tem "hub" e faz escalas e conexões para todo o país.
De acordo com Barbieri, para que o aeroporto receba a companhia são necessárias melhorias no terminal de passageiros, além da instalação de equipamento de raios X.
Uma reunião técnica na próxima semana, segundo o prefeito, vai definir o cronograma de obras e que parte caberá ao Estado e à prefeitura nos investimentos.
A avaliação é que a pista e o pátio de manobras estão em condições para os voos.
No início deste ano, o Bartholomeu de Gusmão chegou a receber voos desviados de Ribeirão Preto porque, na época, o aeroporto Leite Lopes estava proibido de operar com pista molhada.
Em 2006, o terminal de Araraquara também serviu como alternativa por um período de três meses para os voos com destino a Ribeirão, durante obras no Leite Lopes.
Procurado ontem, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) confirmou que, diante da possibilidade de a Azul operar em Araraquara, vai avaliar as adequações necessárias para a instalação da empresa.

REGIÃO
Como a Folha publicou em janeiro, não apenas Araraquara, mas outras cidades da região, como São Carlos e Barretos pleiteiam voos comerciais para seus terminais.
Nessas cidades, assim como em Franca, os aeroportos não recebem nenhum voo regular desde o ano passado.
O quadro é diferente do que ocorre em Ribeirão, onde o aeroporto Leite Lopes deve bater neste ano seu recorde de passageiros.
Até julho, segundo o Daesp, passaram pelo Leite Lopes 674.096 passageiros, um aumento de 88,7% ante o mesmo período de 2010.


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