Ribeirão Preto, Segunda-feira, 02 de Outubro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2000 3
O atual prefeito, Dagnone de Melo, perdeu a eleição por apenas 128 votos de diferença
Petista Lima surpreende e vence por 128 votos de diferença em São Carlos

ROGÉRIO PAGNAN
ENVIADO ESPECIAL A SÃO CARLOS

Por apenas 128 votos de diferença, o petista Newton Lima tornou-se a grande surpresa da eleição em São Carlos e foi eleito ontem com 40.342 votos.
A eleição de Lima foi marcada por tumulto e quebra-quebra entre militantes do candidato Rubens Massucio (PSDC). O tumulto terminou com um saldo de quatro postos de combustíveis saqueados, pelo menos uma dezena de feridos e o comitê do partido do PSDC incendiado na cidade, além de veículos do Corpo de Bombeiros e da PM com vidros quebrados.
Lima foi eleito com 39,94% dos votos válidos, contra 39,81% do atual prefeito, Dagnone de Melo (PTB) -40.214.
Em terceiro lugar na eleição, ficou o tucano Paulo Altomani, com 11,76% dos votos -11.878.
Massucio teve 7.513 votos -7,44%, seguido por Paulo Eugeni (PSL), com 720, Eraldo Strumiello (PSTU) - 267, e Elias Grimberg (PRN), com 84 votos.
O ex-reitor da UFSCar, que nunca havia disputado um cargo político na cidade, tem na renovação seu lema de campanha.
A vitória foi uma surpresa, já que as pesquisas apontavam Melo como vencedor. "Sem dúvida foi surpresa porque as pesquisas me jogavam lá embaixo", disse Lima.

comemoração
A apuração foi realizada no Ginásio João Marigo Sobrinho (Ginasião) e, antes mesmo da divulgação do resultado oficial, os militantes do PT já comemoravam a vitória.
Na comemoração, os petistas cantaram por diversas vezes o Hino Nacional Brasileiro e davam gritos de ordem, colocando o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, como o próximo presidente da República.
Após o resultado, o prefeito e os simpatizantes do partido saíram em carreata pela cidade.
Lima só apareceu no ginásio quando o resultado parcial já o apontava como vitorioso. Os outros concorrentes à prefeitura não foram ao local. O petista chorava muito e ficou por muito tempo abraçado aos filhos.

Confusão
Na confusão que envolveu os cabos eleitorais de Massucio, que não teriam recebido pagamento, a Policia Militar teve muito trabalho para conter o tumulto.
Segundo a Folha apurou, foram 4.000 contratados por Massucio para ontem, no valor de R$ 50 cada -total de R$ 200 mil.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Perfil: Ex-reitor da UFSCar consolida vitória na reta final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.