Ribeirão Preto, Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orientação técnica vem de cooperativas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Dos 26.447 estabelecimentos rurais da região de Ribeirão catalogados em 2006, apenas em 8% os produtores recebiam orientações técnicas dos governos federal, estadual ou municipal.
De acordo com o levantamento, os produtores se orientam como podem, sem a ajuda de terceiros, em 23% dos casos. As cooperativas são responsáveis pela orientação de 22% dos estabelecimentos.
"Os produtores rurais da região não estão desamparados. Mesmo havendo uma taxa baixa de apoio técnico dos governos, os produtores acabam tendo respaldo das cooperativas", disse Joaquim Augusto de Azevedo Souza, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão.
Outro detalhe que chama a atenção é o número pequeno de produtores que usam agricultura orgânica em suas propriedades: apenas 1,7% do total, o equivalente a 472 produtores. E, em relação a quem a utiliza, apenas 86, ou 18,2%, têm certificação de entidade credenciada.
"A agricultura orgânica ainda engatinha na região. Algumas poucas propriedades trabalham com essa visão, mas são poucas. É preciso uma divulgação maior", afirmou Souza.


Texto Anterior: Cresce a concentração de terras na região
Próximo Texto: Polícia de Franca apura sumiço de sitiante de Patrocínio Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.