Ribeirão Preto, Sábado, 3 de julho de 1999

Próximo Texto | Índice

Alteração em ligação interurbana deixa de fora 43 cidades da região

da Folha Ribeirão

O novo sistema de ligações telefônicas interurbanas que começa a operar a partir da 0h de hoje em todo o país exclui 43 cidades da região de Ribeirão Preto.
Essas cidades, que são atendidas pela Telefônica, ainda não tiveram suas centrais adaptadas para o novo sistema, em que o usuário pode optar pela operadora para fazer ligações para outras cidades.
Entre as cidades que ficaram fora do novo sistema, estão Cravinhos, Igarapava, Guariba e São Simão.
Os moradores dessas cidades deverão manter o mesmo procedimento para realizar ligações.
De acordo com a assessoria de imprensa da Telefônica, esses 43 municípios só deverão entrar no novo sistema a partir do dia 24.
Na região, 34 cidades começam a operar hoje dentro do novo sistema, sendo 23 delas pertencentes à área coberta pela CTBC Telecom (Franca e municípios vizinhos), nove atendidas pela Telefônica (São Carlos e Araraquara, entre outras) e duas da área da Ceterp -Ribeirão e Guatapará.
Pelo novo sistema, o usuário terá que discar o 0, o código de uma das operadoras, o código da cidade onde deseja falar e o número do telefone.
A Ceterp e a CTBC organizaram plantões hoje. Diretores e assessores vão estar disponíveis para solucionar problemas que possam surgir com a modificação.
O presidente da Ceterp, Ruy Salgado Ribeiro, afirmou que são esperados congestionamentos no sistema. "Estamos preparados para a transição e vamos monitorar todo o sistema para verificar o nível de congestionamento."
Para ele, o funcionamento hoje não será suficiente para indicar o comportamento da população. Como o número de ligações aos sábados e domingos é bem menor que nos dias úteis, a maior expectativa é quanto à segunda-feira.
A CTBC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que realizou testes e simulações para tentar evitar problemas e que está preparada para a transição.
Para tentar evitar problemas com a mudança das ligações, algumas empresas já fizeram adaptações no sistema de PABX.
Na Adriano Coselli Comércio e Importação, foi feita uma adaptação, optando por utilizar o código da Embratel. Com isso, o funcionário que realizar uma ligação interurbana, não vai precisar discar os três primeiros números.
Na Mabel, não foi necessário realizar adaptações no sistema, mas a empresa ainda está negociando tarifa com operadoras.
A filial do Carrefour em Ribeirão Preto adaptou o programa do aparelho de PABX ao novo sistema e estará realizando treinamento com todas as telefonistas.
O diretor da loja, Hebert Furtado da Silva, 38, afirma que a mudança está gerando dúvidas. "Nos primeiros dias será um pouco confuso, mas a nossa intenção é optar por uma operadora e programar os telefones."
As empresas que trabalham com programação de PABX estão registrando um aumento acima do normal nos últimos dias.
De acordo com o técnico César Júnior Francisco, da Eletrocomp, cerca de 80% dos clientes tiveram que fazer alguma mudança na central telefônica.
"Ainda não estamos com sobrecarga de serviço, mas nos últimos dias cresceu muito o pedido de reprogramação dos aparelhos PABX", diz Francisco.


Informações: Ceterp - 0800-183104; CTBC Telecom - 0800-340012; Telefônica - 0800-150800



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.