Ribeirão Preto, Segunda-feira, 03 de Outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sucessão municipal já tem 30 políticos como pré-candidatos

Araraquara pode ter disputa entre prefeito e vice, enquanto rivais se unem em São Carlos contra o PT

PSDB e PT têm, ao todo, sete nomes que podem ser lançados contra a provável tentativa de reeleição de Dárcy Vera

Silva Junior - 19.mar.2010/Folhapress
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, que pode enfrentar seu vice, Valter Merlos

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

A um ano da eleição, ao menos 30 nomes aparecem como possíveis candidatos às prefeituras das cinco cidades mais populosas da região.
Para quem quer concorrer a prefeito ou a vereador, a semana é decisiva, já que termina na sexta-feira o prazo para filiações e trocas de partido ou domicílio eleitoral.
Nos cinco municípios mais populosos, em três -Ribeirão, São Carlos e Araraquara- os atuais prefeitos estão em primeiro mandato e devem concorrer à reeleição.
O caso mais inusitado é o de Araraquara, onde o atual prefeito, Marcelo Barbieri (PMDB) deve ter como adversário seu vice, Valter Merlos.
Um racha entre os ex-aliados fez Merlos trocar o DEM pelo PSD, partido recém-criado e que tem como presidente nacional o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Por causa dos atritos entre os dois, o vice diz que não tem mais frequentado seu gabinete na prefeitura -trabalha em um escritório particular.
Além dos dois, há outros possíveis candidatos na ci-dade. Pelo PT, o nome da ve- readora Márcia Lia é apontado como um dos prováveis.
Há ainda a ex-vereadora Edna Martins (PV) e Coca Ferraz (PDT), que em 2010 foi candidato a vice-governador de Aloizio Mercadante (PT).
Já na vizinha São Carlos, os rivais Airton Garcia (DEM) e Paulo Altomani (PSDB) anunciaram união contra o prefeito Oswaldo Barba (PT).
A união, porém, gerou descontentamento -o vereador Normando Lima, mais votado na eleição passada, anunciou a troca do PSDB pelo PV, no qual poderá lançar candidatura a prefeito.
Em Ribeirão, a tentativa de reeleição de Dárcy Vera (DEM) é praticamente certa. Outros nomes que já confirmaram interesse são o ex-deputado federal Fernando Chiarelli (PT do B) e o ex-prefeito Gilberto Maggioni (PTB).
Já no PT, que teve com Antonio Palocci Filho seu momento de glória na cidade, há mais de um nome. Estão na lista o juiz aposentado João Gandini, o ex-secretário da Cultura Galeno Amorim (hoje na Fundação Biblioteca Nacional) e Feres Sabino, que disputou a eleição de 2008.
Outro com vários postulantes é o PSDB, que tem o deputado federal Duarte Nogueira, o estadual Welson Gasparini e os vereadores Nicanor Lopes e Silvana Resende.


Próximo Texto: Prefeitos tentam fazer sucessor em Barretos e Franca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.