Ribeirão Preto, Domingo, 04 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ALTERNATIVA
Universidades diversificam para tentar atrair vestibulandos; curso oferece 930 vagas
Região ganha direito integral e internacional

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Devido ao grande número de vagas oferecidas pelas escolas da região de Ribeirão Preto para o curso de direito -930 no total, duas universidades resolveram inovar a grade curricular para atrair os vestibulandos.
A Faculdades COC colocou cem vagas para o curso em período integral e o Centro Universitário Moura Lacerda coloca 80 com ênfase em direito internacional, administrativo e ambiental.
O curso em período integral do COC é inédito na região. A escola acredita ser a única a oferecer esse curso no país. "Não conhecemos outra escola no país que tenha", afirmou à Folha o coordenador do curso, Antônio Alberto Machado, 41.
Essa será a primeira turma de direito da escola e a duração do curso será cinco anos. O curso terá cerca de 7.000 horas, quase o dobro do mínimo exigido.
As aulas serão divididas em dois períodos. No primeiro, durante a manhã, o aluno assistirá a aulas do currículo normal. No segundo, à tarde, serão atividades como seminários, curso de línguas, informática, literatura e redação.
Segundo Machado, o curso oferece conhecimento técnico-jurídico, humanístico e prático. "É aprender como fazer e o motivo de fazer", disse Machado.
O curso do Moura Lacerda com ênfase em direito internacional, administrativo e ambiental foi implantado há dois anos e meio e chegou a ter, no semestre passado, 11 candidatos para cada vaga.
Segundo a assessora acadêmica Carmem Rita Cardoso Junqueira, 40, a ênfase nessas áreas visa suprir uma demanda.
No direito internacional, segundo a assessora, como em direito administrativo e ambiental, a matéria estará vinculada a outras disciplinas da escola.
Direito internacional, por exemplo, terá vínculo com o curso de relações internacionais do comércio exterior. No direito administrativo, o vínculo é com a administração e o ambiental, com a engenharia civil.
Para a assessora, outro fato importante é a escola ter o curso reconhecido pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Vagas
Além do COC e o Moura Lacerda, a Unip (Universidade Paulista) coloca 360 vagas para o curso, a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), 270, e a Unifran (Universidade de Franca), 120.


Texto Anterior: Primeiro vestibular é sábado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.