Ribeirão Preto, Domingo, 04 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software da USP detecta vazamentos em dutos

Pesquisador afirma que sistema pode ajudar a evitar desastres ambientais

Inteligência artificial é usada para identificar ruídos de vazamentos, como o que ocorreu no Golfo do México

HÉLIA ARAUJO
ENVIADA ESPECIAL A SÃO CARLOS

Desde abril o mundo assiste a um dos maiores desastres ambientais de todos os tempos. Milhares de litros de óleo foram derramados nas águas do Golfo do México e se espalharam pela costa sudeste dos Estados Unidos desde que uma plataforma de petróleo explodiu.
Parte disso poderia ter sido evitada se os dutos por onde o óleo passa tivessem um sistema de detecção eficiente de vazamentos. Um software desenvolvido pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, pode ser um aliado para evitar desastres.
O sistema utiliza inteligência artificial para identificar ruídos específicos de vazamentos e pode tomar decisões, como desligar equipamentos, caso necessário.
Desenvolvido pela equipe do professor Paulo Seleghim Júnior, o software passou por 3.000 simulações de escoamento num oleoduto piloto, antes de ser vendido e patenteado por uma empresa de São Carlos.
"Todas as simulações nos testes em laboratório tiveram o índice de acerto de 100%. No caso do vazamento no Golfo do México, por exemplo, o software poderia detectar antecipadamente o vazamento, podendo diminuir as consequências do desastre", disse Seleghim.
A grande novidade do software é a rede neural (ou inteligência artificial). O sistema é inspirado na forma como os neurônios funcionam e permite saber qual é o ruído emitido durante um vazamento de óleo ou de gás.
"É como se colocássemos milhares de microfones num estádio lotado de futebol e um software buscasse a frase "viva Osama bin Laden". Qualquer um que falasse esse conjunto de palavras seria detectado."
De acordo com o professor, o software é instalado nas extremidades dos dutos e é programado para buscar exatamente os ruídos característicos do vazamento.


Texto Anterior: Música: Angra e Dead Fish são destaques no Araraquara Rock
Próximo Texto: Sistema foi exportado para Chile, Equador e Arábia Saudita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.