Ribeirão Preto, Terça-feira, 04 de Outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Animais do bosque recebem cardápio especial para enfrentar os dias quentes

Edson Silva/Folhapress
Macaco come fruta no bosque Fábio Barreto, em Ribeirão; alimentação foi alterada para ajudar a enfrentar o calor

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

As altas temperaturas registradas em Ribeirão Preto nas últimas semanas provocaram modificações no cardápio dos animais do bosque Fábio Barreto.
Segundo o chefe do zoológico, Alexandre Gouvea, alimentos calóricos como o coco seco e a abóbora cozida -utilizados no inverno para dar energia e, consequentemente, manter aquecidos os bichos- foram substituídos por folhas, legumes e frutas como a melancia.
Ao menos uma vez por semana os animais recebem "picolés" feitos de frutas, de legumes e até de carne. "O objetivo é fazer um enriquecimento alimentar para que os animais não fiquem estressados", afirma Gouvea.
No caso dos répteis, que podem ter a temperatura variável de acordo com o ambiente, o habitat é que precisou ser modificado.
O aquecedor utilizado no inverno deu lugar ao ar-condicionado para que a temperatura local seja mantida entre 20°C e 27ºC.
Segundo o presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Luiz Pires, adequações alimentares e ambientais são essenciais para manter o bem-estar dos animais na transição entre as estações.
"O ideal é que as adaptações sejam individualizadas. Animais nativos da Amazônia ou da mata atlântica, por exemplo, não sofrem tanto com o calor", afirma o especialista.


Texto Anterior: São Carlos prevê obras bancadas pela União
Próximo Texto: Saúde: Região tem 16% das cidades mais vulneráveis à dengue no Estado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.