Ribeirão Preto, Terça-feira, 05 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polêmica sobre creche se arrasta desde 2008

DA FOLHA RIBEIRÃO

A polêmica sobre a abertura de creches e pré-escolas de Ribeirão Preto nas férias estende-se desde 2008. Foi quando a Defensoria Pública ingressou com pedido para a abertura das unidades já em janeiro de 2009.
Na época, a Justiça negou a liminar da Defensoria, que decidiu recorrer ao TJ (Tribunal de Justiça). Em 15 de julho do ano passado, o tribunal deferiu a liminar para que o município abrisse as creches em dezembro. A pena prevista na ação era de multa diária de R$ 5.000.
Dois dias depois, a prefeita Dárcy Vera (DEM) anunciou que acataria a decisão, mas que a abertura seria feita apenas a partir deste mês, porque não haveria tempo hábil para o funcionamento naquele mês.
Apesar da decisão do TJ, a prefeitura deixou correr o semestre, sem recorrer da decisão em caráter liminar. Nesse período, a secretária da Educação, Débora Vendramini, afirmou que não tinha equipe de servidores suficiente para manter as unidades abertas, e que era preciso dar folga a eles.
No último dia 10, contrariando o discurso de sua secretária, Dárcy anunciou que as creches, previstas para fechar antes do Natal, continuariam em funcionamento a partir do dia 28 do mês passado.
Mesmo com a decisão do TJ, falta o juiz da Infância e Juventude de Ribeirão, Paulo César Gentile, julgar o mérito da ação e definir se as creches devem funcionar durante as férias.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Comissão vai acompanhar instituições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.