Ribeirão Preto, Sexta-feira, 05 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio bate novo recorde e atinge 2,1C na região

Geada prejudica plantações em São Simão; previsão é que temperatura suba

Em Ribeirão Preto, mínima foi de 5C ontem, acima da temperatura de São Carlos (4,6C) e abaixo da que foi registrada em Franca (6C)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Plantações atingidas por causa da geada e ainda mais frio. Esse foi o cenário ontem na região de Ribeirão, que bateu novo recorde de frio em 2009. A temperatura mais baixa foi registrada em Pradópolis, 2,1C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em São Simão, onde a mínima foi de 3C, a ocorrência de geada afetou plantações em algumas áreas. O agricultor Cícero Nascimento, 54, disse ter perdido 10% da produção de abóbora com a geada.
Segundo ele, a perda só não foi mais grave do que a de 2003, quando quase toda a área foi tomada pelo gelo. "Quase perdi tudo", afirmou.
Outros municípios da região tiveram mais uma madrugada de frio intenso. Os termômetros atingiram 4,6C, em São Carlos, e 6C, em Franca.
Após ter tido, anteontem, o dia mais frio do ano, Ribeirão registrou ontem uma ligeira melhora, mas a mínima ainda atingiu 5C. Durante o dia, no entanto, o tempo voltou a esquentar e, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), os termômetros chegaram a 27,8C.
De acordo com a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet, a tendência é de elevação das temperaturas hoje e amanhã.
"A frente fria se afasta e o tempo esquenta em toda a região", afirmou. No domingo, a chegada de outra frente fria causa o aumento da umidade, com risco de chuvas fracas em alguns pontos. Segundo a meteorologista, o tempo volta a esfriar no início da semana que vem, mas com menos intensidade do que nos últimos dias.
A previsão para hoje na região é de temperaturas entre 7C e 26C, com tendência de aquecimento amanhã.
A informação agrada a aposentada Edir Bhering da Silva, 54. "Não suporto o frio", disse.
No Cetrem, o abrigo municipal, que recebeu 120 pessoas na noite de anteontem, o frio fez aumentar as doações de agasalhos. Na última semana, foram arrecadadas 96 peças de roupa e 40 cobertores, diz o Cetrem.


Texto Anterior: Teatro: Ator Márcio Ribeiro estrela comédia stand up no Pedro 2º
Próximo Texto: Foco: Animais recebem aquecedor e mais comida para lidar com o frio no Bosque Municipal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.