Ribeirão Preto, Segunda-feira, 06 de Abril de 2009

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Vias de Araraquara têm 15 pontos críticos

Estudo da Secretaria do Trânsito e Transportes mostra locais onde houve mortes no trânsito ao longo do ano passado

Rotatória que liga a Via Expressa a três avenidas foi considerada como o trecho mais crítico da cidade, com 16 pontos de conflito

Edson Silva/Folha Imagem
Cícera da Silva, ao lado de foto da filha, a mototaxista Sandra Siqueira Silva, morta em acidente de trânsito na Via Expressa

BRUNA SANIELE
ENVIADA ESPECIAL A ARARAQUARA

Um estudo produzido pela Secretaria do Trânsito e Transportes de Araraquara encontrou 15 pontos críticos no trânsito da cidade, em que houve o registro de ao menos uma morte no ano passado.
O mapeamento das vias de Araraquara, feito com base em metodologia do Ministério dos Transportes, é o primeiro passo para a implementação de mudanças no trânsito da cidade, que registrou 16 óbitos ao longo do ano passado em suas ruas -o ponto na vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, entre Bento de Abreu e Silvânia, teve duas mortes. Araraquara teve 3.448 acidentes no trânsito em 2008, um crescimento de 6,48% em relação aos 3.238 acidentes registrados no ano anterior.
"Nós fizemos um projeto elaborado, com a intenção de melhorar o tráfego e reduzir os acidentes", afirmou o Secretário do Trânsito e Transportes, Joel Marco Carrera.
A rotatória que liga a avenida Maria Antônia de Oliveira, a Via Expressa, às avenidas Maurício Galli, Alameda Paulista e Luiz Alberto, foi considerada a mais crítico da cidade, com 16 pontos de conflito. A via está, também, com o tráfego saturado em horário de pico: 6.000 veículos passam pelo local entre 18h e 19h.
De acordo com o secretário, em um mês devem começar obras de melhoria no local, com a criação da "onda verde" em semáforos nos dois sentidos da Via Expressa e o fechamento da rotatória. A obra melhorará o tráfego em direção à zona norte da cidade. "É uma forma de desafogar o tráfego na região", afirmou Carrera.
Para José Bernardes Felex, especialista em trânsito da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, há chance de a medida causar a redução no número de acidentes na via.
"Mas tudo depende da reação das pessoas que passam pelo local", disse o especialista.
De acordo com a Polícia Militar, o levantamento feito pela secretaria municipal também será utilizado para ampliar o policiamento em Araraquara.
"Os pontos críticos são previstos como prioridade de policiamento", afirmou o capitão da PM Humberto Figueiredo.
De acordo com o capitão, a Polícia Militar faz duas operações principais para evitar acidentes: os policiais estacionam carros da corporação em locais com grande tráfego para fazer com que os condutores dirijam com mais cautela e abordam pessoas em atitudes ou comportamento suspeitos, ou que cometam irregularidade no trânsito.
"Um planejamento a partir dos pontos com maior número de acidentes era necessário para criar novas políticas de trânsito na cidade", afirmou Felex.
Apesar de Araraquara ter registrado mais acidentes no ano passado, os totais de acidentes graves e de mortes caíram. Segundo a secretaria, foram 237 vítimas graves em 2007 e 230, no ano passado. O número de mortos no trânsito passou de 27 para 16. Na Via Expressa foram registrados 152 acidentes em 2007 e 156, em 2008 -em 2007 ocorreram cinco mortes no local e, em 2008, três.
Uma das vítimas foi Sandra Siqueira da Silva, que morreu após bater num poste na Via Expressa. "Eu falava que trabalhar com moto era muito perigoso", disse Inaldo Sebastião da Silva, pai de Sandra.


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