Ribeirão Preto, Segunda-feira, 06 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, Botafogo perde e fica fora da Série D

Equipe de Ribeirão é derrotada pelo Palmeiras por 2 a 1, de virada, e termina o Campeonato Paulista na 15ª colocação

O Oeste, que iniciou a rodada na zona de descenso, derrotou fora de casa o Guaratinguetá e manteve vaga na elite do Paulista

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Em sua despedida do Campeonato Paulista, ontem, o Botafogo chegou a abrir 1 a 0 contra o Palmeiras, em pleno Parque Antarctica, e ficou bem perto de garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Mas em dois minutos tudo mudou: o Palmeiras virou o jogo, o Botafogo ficou sem a vaga para o torneio nacional e terminou na 15ª colocação, com os mesmos 19 pontos que rebaixaram o Guaratinguetá.
O Botafogo só não caiu graças aos critérios de desempate, pois conquistou uma vitória a mais que o 17º colocado.
O Guaratinguetá, por sua vez, só foi rebaixado pois perdeu do Oeste, que acabou se salvando e garantiu a permanência dos dois times da região na Série A-1 do Paulista em 2010.
Com a vitória por 1 a 0 em Guaratinguetá, o time de Itápolis terminou o campeonato na frente do Botafogo, com 20 pontos e na 14ª posição. Também não conseguiu a vaga na Série D, já que Ituano e Paulista venceram seus jogos e se juntaram ao Mirassol no torneio.
Ambos fizeram campanhas bastante pífias no Paulista. Em 19 partidas, o Botafogo conseguiu apenas cinco vitórias, e o Oeste, quatro. O ataque do Oeste (22 gols) só não foi pior que os dos rebaixados Guarani (12) e Noroeste (18). A defesa do Botafogo (35 gols sofridos) só foi melhor que as de Mogi Mirim (36) e Marília (39).
Na rodada de ontem, com todos os jogos começando às 16h, o Oeste marcou logo aos 2min do primeiro tempo com Nei Paraíba, que aproveitou jogada rápida pela direita, recebeu passe e tocou forte. Nos 88 minutos restantes de jogo, o Guaratinguetá foi para cima buscando o gol de empate que o livraria do rebaixamento, mas o Oeste se fechou e garantiu sua permanência na A-1.
Enquanto isso, no Palestra Itália, o Botafogo segurava o empate que lhe garantia a Série D do Brasileiro. No entanto aos 43min do primeiro tempo, a equipe de Ribeirão foi além: fez 1 a 0 com gol do lateral Betão. Ele bateu falta de longe e surpreendeu o goleiro Bruno, que estava adiantado.
A empolgação botafoguense terminou logo aos 13min da segunda etapa, quando o atacante Ortigoza empatou a partida. No minuto seguinte, veio a virada do Palmeiras: Diego Souza fez boa jogada individual e marcou o gol da vitória.
O Botafogo deve agora fazer uma dispensa geral nos jogadores e comissão técnica -o treinador Roberto Fonseca dificilmente fica. O time de Ribeirão só volta a atuar no segundo semestre, pela Copa Paulista de Futebol. A situação é a mesma do Oeste, que nas duas últimas rodadas jogou sob o comando do interino João Ricardo.


Texto Anterior: Foco: Engenheiro usa abadá pela 1ª vez para acompanhar o filho no Carnabeirão
Próximo Texto: Rodada da Série A-2 vive "inversão de papéis'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.