Ribeirão Preto, Domingo, 06 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Total de multas de trânsito cai na região em 2009

Em Ribeirão, total de multas aplicadas no primeiro semestre teve queda de 28,9%

Com 57,1%, Araraquara registra a maior queda no total de infrações; para secretário, motivo é a "atitude" dos motoristas

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Apesar de terem reforçado a fiscalização neste ano, Ribeirão Preto, que colocou dois novos radares nas ruas, Franca, que instalou dois aparelhos, e Araraquara, que agora fiscaliza até os semáforos, multaram menos no primeiro semestre de 2009 do que no mesmo período do ano passado, revelam dados obtidos pela Folha.
Números da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.) mostram que o total de multas de trânsito aplicadas na cidade no primeiro semestre teve queda de 28,9% em relação aos primeiros seis meses de 2008.
Entre janeiro e junho deste ano, foram 56.658 multas, contra 79.777 no ano passado.
Por outro lado, cresceu a participação dos radares do total de multas. Quase metade (47,6%) das multas aplicadas neste ano foram por excesso de velocidade, flagradas pelos quatro radares. Em todo o ano passado, 39,1% do total de multas foram aplicadas pelos aparelhos eletrônicos.
"Os agentes de trânsito estão multando menos, essa é a explicação", afirmou o superintendente da Transerp, William Latuf. "Desde que assumimos, a política dos marronzinhos é operacional, cuidar do trânsito, não apenas fiscalizar e multar", disse o superintendente.
Em Franca, apesar da instalação de dois radares de velocidade no início deste ano -a cidade não tinha nenhum até então-, a queda foi ainda maior, 37,7%, passando de 17.062 para 10.620. A Folha tentou contato com Sérgio Buranelli, secretário da Segurança e Cidadania e responsável pelo trânsito, mas não obteve resposta.
Em Araraquara houve a maior queda no total de infrações entre as maiores cidades da região, de 57,1% -de 29.554 multas, em 2008, para 12.675, neste ano. A explicação, diz o secretário de Trânsito e Transporte, Joel Marco Carrera, está na atitude dos motoristas.
"É medo de botar a mão no bolso, conscientização mesmo. O cidadão uma hora vai aprender que, se não andar direito, vai ser multado, e isso muda o seu comportamento", afirmou o secretário.
Apenas São Carlos, entre as maiores cidades da região, não viu cair o total de multas neste ano. Até junho, foram 15.418 infrações cometidas, 26,1% a mais que o total do primeiro semestre de 2008. "Houve aumento na frota da cidade, principalmente motos. É natural que haja crescimento no número de multas", disse Nilson Carneiro, secretário de Transporte e Trânsito de São Carlos.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Hospitais: 70% dos acidentados se feriram em motos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.