Ribeirão Preto, Quinta-feira, 06 de Outubro de 2011

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FOCO

Universidade usa videogame para tratar pacientes do SUS

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

Com os pés apoiados na plataforma de um videogame, o aposentado Waltecides Lago, 63, dá pequenos saltos para fazer com que o pinguim, na tela da TV, capture peixes virtuais.
Portador de mal de Parkinson há seis anos, ele tem passado por sessões do jogo desde o início do ano na clínica da Unaerp, em Ribeirão.
"Sinto que tem diminuído as dores e melhorado o equilíbrio", diz o aposentado.
Além dele, seis pacientes vítimas de AVC (acidente vascular cerebral) e de Parkinson foram submetidos a dez sessões de cerca de 20 minutos com o Wii, modelo de videogame com controle manual sem fios ou com uma espécie de prancha que detectam os movimentos do corpo.
As sessões ocorreram após a terapia tradicional. Como os resultados foram bons, os outros pacientes foram inclusos na "técnica". Para o professor César Zanella, supervisor de estágios da clínica da Unaerp, os equipamentos auxiliam na recuperação do equilíbrio e da coordenação motora de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente em casos de danos neurológicos.
"No Wii temos mais de 60 jogos que contribuem para o fortalecimento muscular e o alongamento. Além disso, os pacientes ficam mais motivados", diz Zanella. A clínica pretende ampliar o número de videogames.


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