Ribeirão Preto, Sábado, 06 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão possui a maior concentração de dentistas

São 5,14 profissionais em atuação no município a cada 1.500 habitantes

As dez maiores cidades da região estão acima do índice da OMS, que indica um profissional a cada 1.500 pessoas

RODOLFO TIENGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão tem a maior concentração de dentistas da região, apontam dados do CRO (Conselho Regional de Odontologia). Entre as dez cidades de maior população, o município lidera com uma média superior a cinco dentistas a cada 1.500 habitantes.
O índice preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de um dentista para o mesmo número de pessoas.
No entanto, somente 10% dos 1.936 profissionais da cidade atendem nas unidades públicas. São voltados para o atendimento gratuito 186 cirurgiões, segundo o coordenador de odontologia da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, Pedro Bistane. Ele disse considerar o número adequado, mas que novas contratações estão em estudo.
Para Priscila Olegário, 27, o atendimento de seu filho Wallace, 10, foi "rápido" na rede pública. Segundo ela, demorou uma semana para que ele começasse a substituição de um dos dentes no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Na região, todas as cidades dispõem ao menos do dobro de dentistas recomendados pela OMS.
Araraquara tem mais de quatro cirurgiões por grupo de 1.500 pessoas (veja quadro ao lado). Com mais de 70 cirurgiões na rede pública, o município planeja abrir um novo CEO para ampliar o atendimento.
Para o mesmo número populacional, São Carlos e Franca apresentam uma média de 3,34 e 2,65 dentistas, respectivamente.
São Carlos, que contabiliza 75 dentistas no serviço público, tem áreas que carecem de atendimento, principalmente a zona rural, segundo a supervisora do CEO, Fernanda Salomão.
A rede pública de Franca tem 44 dentistas, índice suficiente para o secretário de Saúde, Alexandre Ferreira.
Bebedouro e Matão têm as piores médias, respectivamente com um a cada 746 e 704 pessoas -mas ainda assim acima do preconizado.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Cravinhos: Funcionários da prefeitura são acusados de desviar recursos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.