Ribeirão Preto, Quinta-feira, 07 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIBEIRÃO, 145
Projeto é lançado como parte da programação do aniversário da cidade, no dia 19, mas será permanente
Orquestra Sinfônica vai tocar nos bairros

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto vai tocar nos bairros a partir deste mês. O projeto Orquestra no Bairro foi lançado ontem como parte da programação dos 145 anos de Ribeirão. No entanto o secretário da Cultura, Galeno Amorim, afirmou que o projeto será permanente.
Amorim disse que a idéia de levar projetos culturais para os bairros faz parte de um conjunto de ações que a secretaria está promovendo. Além da orquestra, os bairros também receberam sessões de cinema.
Os primeiros concertos acontecerão no Quintino Facci 2 (dia 10), Parque Ribeirão Preto (17) e no parque Tom Jobim, no Jardim Procópio (dia 19). De acordo com o secretário, as apresentações serão financiadas pela concessionária de rodovias Vianorte.
Já as sessões de cinema acontecem no Ribeirão Verde (dia 9), Parque Ribeirão Preto (16), Vila Tecnológica (23) e no distrito de Bonfim Paulista (30).
De acordo com Amorim, serão exibidos curtas e médias-metragens. As sessões, que acontecerão em praças, campos de futebol e centros comunitários, terão a duração de duas horas. Em uma das sessões será exibido o curta "Uma História de Futebol", de Paulo Machline, que conta a história de Pelé e concorreu ao Oscar de melhor curta-metragem.

Democratização
O secretário disse que a programação, que tem cerca de 120 atividades, foi elaborada para aproveitar melhor os espaços públicos e democratizar o acesso à cultura.
"A gente tem de mudar o tom da cultura. Ela não pode ser oferecida apenas na região central. Temos de levar também para os bairros", disse Amorim.
Neste ano, parte da programação de aniversário será também transmitida pela emissoras locais.
Os concertos da Sinfônica terão exibição ao vivo pela TV Clube. Já os shows aos domingos pela manhã no Parque Curupira serão transmitidos pela TV Thathi.
De acordo com o prefeito Antônio Palocci Filho (PT), as festividades do aniversário de Ribeirão vão custar cerca de R$ 150 mil. Nesse valor não estão embutidos os custos com os projetos permanentes da Secretaria da Cultura, como o Café com Chorinho, que acontece aos domingos no Museu do Café, nem o Festival de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som).
A prefeitura também anunciou um show com Jorge Benjor, no dia 19, que terá apoio da iniciativa privada.
No entanto a assessoria do cantor informou que, até ontem, o show não estava confirmado.


Texto Anterior: Administração: Cidade Limpa vai "embelezar" Ribeirão Preto
Próximo Texto: Racionamento altera os horários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.