Ribeirão Preto, Domingo, 07 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Beneficiados com regime semiaberto sonham em deixar a cadeia neste ano

Edson Silva/Folha Imagem
Detentos do semiaberto aguardam van na região central de Ribeirão que os levará de volta ao presídio, após dia de trabalho

DA FOLHA RIBEIRÃO

Pedro (nomes fictícios), 43, aproveitou a saída do trabalho na última quinta-feira e abraçou a mulher, Regina, que foi ao seu encontro no local em que ele espera a van da Penitenciária de Ribeirão.
Com o direito de sair do regime fechado, há quatro meses, surgiu também a oportunidade de ganhar as ruas durante o dia, para trabalhar em uma fundição.
Só é permitido ao detido no regime semiaberto sair da unidade se for a trabalho.
"É completamente diferente do regime fechado. Você não tem essa liberdade. Lá dentro é fechado no mesmo quadrado", disse.
Nos sete anos e dois meses de condenação por assalto, é a terceira vez que Pedro ganha o direito ao semiaberto. Nas outras duas vezes ele fugiu, alegando que foi socorrer a mulher que sofre de problemas no coração. A polícia o encontrou e ele teve de regredir para o regime fechado.
Desta vez, não pretende desrespeitar o benefício que lhe foi confiado. "Meu chefe já me garantiu emprego quando eu sair. Acho que consigo sair no Dia dos Pais", disse o pai de três filhos, de 21, 19 e 16 anos.
Ao lado do casal, também espera o transporte para o semiaberto o colega Francisco, 47. Ele conhece o sistema desde 1990, quando foi condenado por homicídio.
Seis anos depois, foi transferido para o IPA (Instituto Penal Agrícola) de São José do Rio Preto. Ganhou a liberdade quatro anos depois.
Mas cometeu o mesmo crime em 2000 e ficou preso em Ribeirão por oito anos. Desde o ano passado, Francisco foi transferido para o semiaberto e está trabalhando como ajudante-geral na fundição.
Depois de uma vida com o peso de dois crimes, Francisco disse só pensar agora na liberdade e em continuar no trabalho. "Tenho fé que consigo sair ainda neste ano." (JC)


Texto Anterior: Sistema calcula quais presos possuem direito à progressão
Próximo Texto: Crianças discutem o mundo em Barretos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.