Ribeirão Preto, Quarta-feira, 07 de Outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Comércio projeta alta de 4% no Dia da Criança

Para ACI-RP e sindicato do comércio, fim da crise deve aquecer as vendas

Diretor da Ri Happy no país afirma que o setor de brinquedos vive um momento promissor, depois da crise e da gripe suína


Edson Silva/Folha Imagem
Simone Manzoli, 30, escolhe presentes para os filhos João, Mateus e Davi, na Abduch, em Ribeirão

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Animado com o fim da crise mundial, o comércio de Ribeirão Preto espera que o Dia da Criança deste ano tenha até 4% de crescimento nas vendas em relação à mesma data em 2008.
A previsão otimista é do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto). Já o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) projeta crescimento de 2% a 3% nas vendas em virtude da data.
"No ano passado, as vendas cresceram 1% em relação ao ano interior. A previsão inicial era boa, mas a crise mundial estava ganhando forma e, no fim, as vendas ficaram abaixo da expectativa. Neste ano, ocorre o inverso: a crise está terminando, e a tendência é de boas vendas", disse Antônio Vicente Golfeto, diretor do instituto.
Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp, o Dia da Criança de 2008 foi marcado pela desconfiança dos consumidores. "Havia um clima de incógnita e pessimismo, pois a crise estava começando. Agora, o clima é mais otimista."
Em lojas de brinquedo, também espera-se boas vendas em 2009. "Nossa expectativa de crescimento de 5% a 6% nas vendas para o Dia da Criança já está se cumprindo. As vendas aumentaram semanas antes da proximidade", afirmou Ricardo Sayon, diretor comercial da Ri Happy, rede que mantém 93 lojas no país.
Para ele, o setor de brinquedos vive um momento promissor no país. "Há uma demanda reprimida no mercado, pois o setor sofreu com a crise internacional e com a gripe suína, já que festas infantis foram eliminadas. E as duas [crises] acabaram na hora, por isso o otimismo está grande", disse.


Próximo Texto: No dia 12, lojas funcionarão das 9h às 17h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.