Ribeirão Preto, Sexta-feira, 07 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO CARLOS

"Preto contra Branco" marca hoje inauguração de cineclube

DA FOLHA RIBEIRÃO

Um filme que discute o preconceito racial no futebol abre hoje o Afrocine, novo cineclube de São Carlos, que vai funcionar uma sexta-feira por mês. Neste mês se comemora a Consciência Negra, no próximo dia 22.
O filme de estréia é "Preto contra Branco", de Wagner Morales, produzido em 2006. O filme discute o preconceito racial dentro de uma partida de futebol de várzea entre moradores da periferia de São Paulo.
Não se trata de uma "pelada" comum, mas de um clássico: desde 1972, moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, maior favela da América do Sul, organizam a partida de brancos contra pretos.
Em um local com mistura de cores, o que chama atenção é a iniciativa do morador de auto-atribuir sua raça. O filme mostra que a definição da raça atenua as diferenças e, ao mesmo, as ressalta.
A exibição gratuita, seguida de debate, começa às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira "Odette dos Santos". Mais informações pelo telefone: 0/xx/16/3371-8886.


Texto Anterior: Violência: Em 2 ações, quadrilhas levam R$ 12,5 mil em Araraquara
Próximo Texto: Contrato da Leão para lixo é estendido sem licitação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.