Ribeirão Preto, Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Daerp cobra Leão por acúmulo de lixo

Pelo menos seis bairros tiveram problemas desde o Natal em Ribeirão; empresa diz que elevou a coleta

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

A direção do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) se reuniu às pressas, ontem pela manhã, com representantes da Leão Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Ribeirão, para questionar o atraso no serviço em várias regiões da cidade desde o Natal do ano passado.
A Folha constatou o problema em pelo menos seis bairros durante a semana: Ipiranga, Jardim Presidente Dutra, Vila Virgínia, Sumaré, Campos Elíseos e no centro da cidade.
De acordo com a prefeitura, que se manifestou apenas via assessoria de imprensa, a reunião foi feita para "cobrar agilidade no serviço, atrasado desde as festas de final de ano".
O superintendente do Daerp, Luiz Joaquim Antunes, considerou urgente a normalização. "Não posso permitir que a população passe esse transtorno. Pedi o restabelecimento da rotina de serviço o mais rápido possível e a empresa nos garantiu que no máximo nesta quinta-feira [hoje] tudo estará normalizado", afirmou.
Ribeirão Preto produz diariamente 500 toneladas de lixo. Após o Natal, esse número chegou a dobrar, segundo a Leão. Outra justificativa da empresa, no início da semana, foi a de que cinco caminhões que fazem a coleta estavam em manutenção. Ontem, a Leão disse que isso não é problema.
Em nota, a Leão disse ter feito "a maior operação de coleta de lixo dos últimos dez anos". Em um dia, diz, chegou a coletar 1.010 toneladas, o dobro do normal. "A Leão Ambiental, uma das maiores empresas do setor no Brasil, entende a excessiva e rigorosa cobrança da administração, porém, realizou, o mais rápido possível, soluções para os problemas."
Os moradores reclamaram também do aparecimento de animais peçonhentos. "O povo ficou revoltado. Se chover, vai espalhar tudo de novo", disse Maurício Marques Balduíno, presidente da Associação de Moradores do Ipiranga.


Texto Anterior: Plano Diretor terá peças revisadas, afirma secretário
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.