Ribeirão Preto, Terça-feira, 08 de Setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Só 20% das lojas abrem no centro, mas têm boas vendas

Movimento no feriado nas principais vias e no calçadão compensou, dizem lojistas

No entanto, maioria dos comerciantes reclama da falta de divulgação sobre a abertura das lojas; cliente aproveita a calmaria


DA FOLHA RIBEIRÃO

No feriado de ontem, poucos comerciantes do centro de Ribeirão Preto arriscaram abrir suas lojas. Mas, quem o fez, diz que não se arrependeu.
A Folha percorreu à tarde as principais ruas do centro de Ribeirão, que ontem sofreu com um calor de mais de 30C, e constatou que a maioria das lojas permaneceu fechada: aproximadamente 80% delas -um acordo com o sindicato dos comerciários permite a abertura facultativa. Mas, os lojistas que trabalharam comemoraram as boas vendas.
"Valeu a pena. Para uma segunda-feira, e ainda por cima feriado, o movimento foi muito bom", disse Rogério Castalde, dono de uma loja de roupas na rua Barão do Amazonas, ilhada em um quarteirão com estabelecimentos fechados. "O problema é a falta de divulgação. Muita gente não sabia que hoje [ontem] as lojas iriam abrir."
Também na Barão do Amazonas, outro comerciante comemorava o bom movimento, mas lamentava a falta de organização da categoria.
"Pra nós compensou, sim, mas é uma situação complicada. O ideal seria que abrissem todas, ou nenhuma loja, de maneira organizada. Desse jeito, os consumidores ficam confusos", disse Róbson Luís Pereira dos Santos, dono de uma loja de roupas e acessórios infantis.
Na rua São Sebastião, o gerente de uma loja de sapatos fechou as portas por volta das 16h, com antecedência de uma hora. "As vendas foram boas até aqui, mas o movimento caiu depois que as lojas vizinhas fecharam as portas. A rua ficou deserta, então resolvemos encerrar mais cedo", disse Rui Junqueira Azevedo.
No calçadão, o movimento durante a tarde também era grande -lá, diferente da Barão do Amazonas, São Sebastião e Visconde de Inhaúma, o número de lojas abertas era maior. "Alguns feriados são bem fracos para o comércio, mas neste as vendas estão ótimas", disse Daniela Pádua Nascimento, gerente de uma loja de roupas.
Há quem até prefira sair às compras no feriado. "Eu vi na TV que o fechamento das lojas seria facultativo, então resolvi aproveitar para comprar algumas coisas, pois o movimento no centro seria menor, bem mais calmo", disse a dona de casa Maira Pereira da Silva.


Próximo Texto: Clima: Temperatura chega aos 34,5C em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.