Ribeirão Preto, Sábado, 09 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão isola e depois libera paciente que voltou do Canadá com febre e dores

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão monitora, desde ontem, um paciente que voltou do Canadá com febre e dor no corpo, dois dos sintomas da gripe suína.
O paciente, um homem de 27 anos que mora na cidade, passou três horas internado em um dos leitos de isolamento da Unidade de Emergência do HC (Hospital das Clínicas), mas já recebeu alta e vai ser acompanhado pela Vigilância Epidemiológica em casa.
No HC, foi colhido material da narina e da faringe do paciente para um exame específico, que será realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A expectativa é que em 72 horas saia o resultado indicando se o homem contraiu o vírus influenza tipo A.
De acordo com o infectologista Fábio Fernandes Neves, supervisor médico do HC-UE, o paciente foi liberado do leito de isolamento com o consentimento do CVE (Controle de Vigilância Epidemiológica do Estado) por não apresentar tosse, sintoma manifestado em todos os casos da doença.
"Ele foi orientado a ficar afastado do trabalho, em casa, usando máscara. Mesmo assim, vai ser monitorado diariamente. Se esse paciente tiver tosse, ele volta para o hospital", disse Neves.
O caso registrado ontem foi o segundo desta semana. Na noite de terça-feira, um fisioterapeuta de mesma idade também foi isolado no HC-UE, mas recebeu alta no dia seguinte, antes mesmo de ter o material da narina e da faringe coletado.
Segundo a secretária da Saúde de Ribeirão, Carla Palhares, o tratamento dado a esse primeiro caso foi diferente porque o histórico do paciente não se encaixava no perfil de caso suspeito da doença utilizado pelo Ministério da Saúde. O fisioterapeuta chegou a ter contato com uma pessoa que esteve no Canadá, mas que não teve sintomas de gripe.
Um terceiro homem procurou, no início desta semana, o HC-UE espontaneamente, segundo o supervisor médico do hospital. Ele reclamava de gripe, mas não havia viajado para áreas de risco da doença, nem tido contato com turistas ou estrangeiros. Por isso, foi orientado a procurar um posto de saúde. (VERIDIANA RIBEIRO)


Texto Anterior: Brasil tem 1ª transmissão interna da gripe
Próximo Texto: Ribeirão isola e depois libera paciente que voltou do Canadá com febre e dores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.