Ribeirão Preto, Sábado, 09 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas cidades já captam água do Pardo para abastecimento

DA FOLHA RIBEIRÃO

Pelo menos duas cidades da região -São José do Rio Pardo e Santa Rosa de Viterbo- já captam água do Pardo para abastecimento, segundo Carlos Eduardo Alencastre, diretor-regional do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e secretário-executivo do Comitê da Bacia do Pardo.
Em Ribeirão, segundo o diretor, o Daee proíbe desde o ano passado a perfuração de novos poços artesianos, justamente para proteger o Aquífero Guarani de rebaixamento. "Não sabemos o que virá no futuro e o consumo tende a aumentar. Precisamos pensar em alternativas de médio prazo ao menos para os bairros mais próximos."
Para o promotor do Meio Ambiente de Ribeirão, Marcelo Pedroso Goulart, será mesmo necessário um estudo para captação de água do rio Pardo. Para ele, no entanto, a prioridade do Daerp deve ser a de acabar com o desperdício de água, que segundo a própria autarquia pode chegar a 40% de todo recurso captado do aquífero.
"Temos um dos mais altos consumos de litro por habitante. E o problema nem é tanto o habitante, mas a rede, que tem muitos vazamentos", disse Goulart, que há três anos abriu inquérito para acompanhar as medidas contra o desperdício.


Texto Anterior: Daerp quer estudo para captar água do rio Pardo
Próximo Texto: Saiba mais: Volume de água perdido na rede será apurado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.