Ribeirão Preto, Quarta-feira, 09 de Junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Ribeirão tem 1 multa a cada 3 minutos

Total no primeiro quadrimestre cresceu 33,45% em relação ao mesmo período do ano passado, diz Transerp

Para o superintendente da Transerp, alta pode ser atribuída ao início da operação de radares na av. Celso Charuri


Silva Junior/Folhapress
Oagente Leandro Muniz opera radar na avenida Independência, em Ribeirão, ontem

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Uma multa de trânsito foi aplicada a cada três minutos em Ribeirão Preto no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo dados da Transerp, o total chegou a 57.653 multas, o que significa alta de 33,45% em relação ao mesmo período de 2009.
A principal infração cometida pelos motoristas na área urbana de Ribeirão foi transitar acima da velocidade permitida, com 23.601 autuações, ou 40,94% do total.
Em seguida vem dirigir usando celular (9.484), estacionar em local ou horário proibidos (3.298) e não usar cinto de segurança (3.266).
De janeiro a abril de 2009, foram 43.203 infrações, aponta a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.).
O taxista Adauto Luiz Ferreira Neves, 46, contribuiu com o total com cinco multas neste ano -ele disse estar a dois pontos de perder a carteira de habilitação. Para ele, as multas de radares são abusivas, já que os aparelhos móveis ficam escondidos.
"Sem falar que as multas que os agentes de trânsito aplicam são absurdas. Em uma delas, o agente colocou que eu estava estacionado numa distância de um metro da calçada. Quer dizer que eu estava no meio da rua? Antes de multar o agente deveria falar com o motorista."
Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), de janeiro a maio 4.150 motoristas de Ribeirão foram notificados por terem ao menos 21 pontos na CNH e podem perder direito de dirigir.
Segundo o superintendente da Transerp, William Latuf, a alta das multas pode ser justificada pelo início da operação de dois radares fixos, instalados nos dois sentidos da avenida Celso Charuri desde março do ano passado. "Também contratamos 28 agentes de trânsito no final de 2009, ampliando nosso efetivo em operação a partir de fevereiro de 2010."
No período, a prefeitura arrecadou R$ 4,34 milhões com multas, mas o valor não é relativo somente às aplicadas no mesmo período -pode ser referente a multas de anos anteriores.


Próximo Texto: Araraquara cria comissão para conter acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.