Ribeirão Preto, Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Chuva já bate recorde em Ribeirão e Franca

Em 8 dias, volume já supera mais da metade do esperado para os 31 dias; Barretos também tem excesso de chuvas no mês

Região tem registrado mais chuva do que a média histórica nos últimos cinco meses; previsão é de que verão será chuvoso

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

As chuvas em Ribeirão Preto e em Franca bateram recorde no mês de novembro e devem ultrapassar a média histórica também em dezembro. É o que indica o volume de chuvas que já foi registrado nessas cidades em apenas oito dias.
Segundo o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o acumulado de precipitação em Ribeirão ultrapassa os 100 mm -o que já equivale a mais de um terço do esperado para o período. Em Franca, as chuvas de uma semana equivalem a 70% da média histórica. Segundo a Defesa Civil do Estado, Franca registrou 198,8 mm, ante a média de 275,8 mm.
As duas cidades ainda contabilizam estragos de temporais ocorridos nos últimos dias.
Barretos também tem registrado excesso de chuva. Com 93,7 mm em oito dias, a cidade deve bater a média histórica de 246,5 mm. Araraquara acumula 83,7 mm em dezembro -a média do mês é de 233,9 mm.
O excesso de chuvas na região em dezembro acompanha a tendência registrada nos últimos cinco meses. Em agosto, mês historicamente seco, as cinco maiores cidades da região superaram o volume de chuva esperado para o período.
Dados da Defesa Civil apontam que em algumas cidades, como Ribeirão Preto e Araraquara, o volume de água foi até cinco vezes superior à média dos últimos anos.
A causa dessas mudanças, segundo meteorologistas, é o fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano Pacífico e desloca mais umidade para a região. Os especialistas afirmam, no entanto, que o verão é sempre uma estação chuvosa.
"Isso [forte chuvas] é um fenômeno comum para o verão. Eventos severos acontecem nesse período e devem se alternar com dias de sol, o que é esperado para a estação", disse a meteorologista do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), Kelen Andrade.
No período, também se observou aumento das temperatura médias. Em Ribeirão Preto, os termômetros atingiram 37C no dia 3 de novembro, sendo que a média histórica do período é de 29,4C.
De acordo com a meteorologista do Inmet Ester Regina Ito, uma das explicações para o aumento da temperatura foi a baixa quantidade de frentes vindas dos polos esse ano.
"No geral, foram poucas massas polares e, quando vieram, não foram tão prolongadas a ponto de provocar a queda de temperaturas", disse.


Próximo Texto: História: Recorde de chuva em Ribeirão Preto ocorreu em 1983
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.